Açoriano Oriental
Distribuição de panfletos apela à igualdade de oportunidades
A delegação de São Miguel (Açores) da Associação Portuguesa de Deficientes começa a distribuir segunda-feira 5.500 folhetos para chamar a atenção da comunidade para a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho.

Autor: Lusa / AO online
Os folhetos foram elaborados pela Associação e estarão disponíveis durante uma semana em todos os postos de correio de São Miguel e Santa Maria, numa campanha de sensibilização realizada no âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala na próxima segunda-feira.

"É uma forma de chamar a atenção da população destas duas ilhas do Grupo Oriental do arquipélago para a integração das pessoas com deficiência no mercado trabalho", frisou a presidente da delegação daquela associação, Ana Coutinho, justificando que apesar de "alguns passos já dados, ainda existem muitas barreiras sociais" neste aspecto.

Segundo Ana Coutinho, a situação é constatada pelos próprios sócios, que se queixam de dificuldades no acesso ao emprego e acabam por se desmotivar na luta por arranjar trabalho.

"É preciso olhar as capacidades e esquecer as limitações", apelou, lembrando existir uma quota de emprego para pessoas com deficiência na Função Pública e ainda apoios financeiros e técnicos às entidades empregadoras que se proponham criar postos de trabalho para estes trabalhadores.

Contudo, "contam-se pelos dedos" as pessoas com deficiência que facilmente conseguem arranjar emprego", lamentou Ana Coutinho.

A delegação tem cerca de 500 associados e presta informação sobre legislação, emprego e habitação e promove ainda acções de sensibilização.

Assim, na primeira semana do próximo mês, quem se dirigir a um posto de correio de São Miguel e Santa Maria irá receber um folheto com a imagem de uma pessoa a trabalhar em cadeira de rodas e a lembrar que a 03 de Dezembro é assinalado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados