Dia da Cidade do Funchal assinalado com "grande espetáculo" musical

A Câmara Municipal do Funchal anunciou a realização de "um grande espetáculo" com o Xarabanda e o Madeira Jazz Collective no Parque de Santa Catarina para comemorar o Dia da Cidade, que terá transmissão em direto pela RTP-Madeira.



O 512º aniversário da Cidade do Funchal é comemorado em 21 de agosto.

"Este ano, devido aos constrangimentos decorrentes da pandemia da covid-19 e de forma a salvaguardar a segurança e o bem-estar de todos, a autarquia preparou o espaço para acolher 90 espetadores, sendo que todos os interessados em assistir ao concerto devem fazer a sua inscrição através do e-mail teatro.municipal@cm-funchal.pt", refere a nota de imprensa da autarquia.

As comemorações arrancam na terça-feira com a inauguração da exposição "80 Anos da Chegada dos Gibraltinos à Madeira", no átrio dos Paços do Concelho do Funchal, e que recorda a passagem de cerca de 2.000 gibraltinos pela Madeira, na sua maioria mulheres e crianças, durante a Segunda Guerra Mundial.

A exposição integra trabalhos de alunos das escolas do Funchal, Universidade Sénior do Funchal e de um grupo de utentes do Ginásio da Barreirinha.

Paralelamente, será também apresentada uma pequena exposição com algumas fotos sobre este episódio da passagem dos gibraltinos pela Madeira.

Nos dias 13, 20 e 27 de agosto, a Câmara vai dinamizar, nos bairros sociais da autarquia, quatro sessões de contos e teatro de rua infantojuvenil, tendo como parceiros a contadora de histórias Leda Pestana e o grupo Teatro Bolo do Caco.

No dia 21 de agosto, outra das novidades deste ano é o facto de a cerimónia oficial das Comemorações decorrer no Teatro Baltazar Dias.

As celebrações findam com a 2ª edição do "Funchal Náutico", o programa da autarquia que congrega diversas iniciativas de mar durante o mês de agosto, com destaque, no dia 22 de agosto, para a III Regata de Canoas Tradicionais de Santa Maria Maior e, no dia 23, a XXV Prova de Mar José da Silva «SACA», com partida do Cais do Funchal.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares