Açoriano Oriental
D. Armando Esteves Domingues entra na diocese este domingo

A celebração tem lugar na Sé e conta com a participação de bispos e presbíteros do continente e da diocese de Angra.

D. Armando Esteves Domingues entra na diocese este domingo

Autor: Igreja Açores

Ao todo esperam-se 17 bispos, entre eles o metropolita da província eclesiástica de Lisboa, a que pertence a diocese de Angra, D. Manuel Clemente, patriarca da capital e D. José Ornelas Carvalho presidente da Conferencia episcopal portuguesa e bispo da diocese de Leiria-Fátima nas cerimónias de entrada do novo bispo de Angra, que se realizam no próximo dia 15 de janeiro, a partir das 16h00. Estarão igualmente vários sacerdotes das dioceses de Viseu, Porto, Portalegre-Castelo Branco, dioceses ligadas ao nascimento de D. Armando Esteves Domingues e aos seu ministério como sacerdote no caso de Viseu e como bispo, no que respeita ao Porto onde nos últimos quatros foi bispo auxiliar.

Também é esperada a participação de muitos presbíteros açorianos. Todas as ouvidorias foram convidadas a fazer-se representar na celebração da Sé, agendada para as 17h00 para a qual está convidado todo o povo de Deus, no qual se inscrevem diretores dos serviços diocesanos e fundações diocesanas bem como membros dos conselhos económico e pastoral diocesano, embora tenham sido dissolvidos com a saída do anterior bispo. Também são esperados leigos e religiosos consagrados que servem nesta diocese insular que este ano completou 488 anos.

As celebrações arrancam às 16h00, junto à Igreja da Misericórdia, na cidade património, tal como aconteceu com todos os bispos diocesanos, o último dos quais, D. António de Sousa Braga. O cortejo seguirá pela Rua Direita e depois a da Sé, até à Catedral; a partir daí decorrerá a celebração religiosa que terá transmissão em direto na RTP Açores e no sítio Igreja Açores, na página do Facebook.

D. Armando Esteves Domingues é o quadragésimo bispo de angra; foi nomeado pelo Papa Francisco a 4 de novembro, um dia depois do aniversário de constituição da diocese e na primeira mensagem ao povo de Deus nesta Igreja Particular, que já considerou como a mais bela de todas, sublinhou a importância de caminhar com todos: sacerdotes, religiosos, famílias e leigos.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco; em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

De junho de 1980 a outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata (Itália), com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.

Foi ordenado padre 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

O novo bispo de Angra foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto; foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.

Oitavo de onze irmãos, o responsável católico conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados