Conselho de Ilha de Santa Maria não ficou totalmente satisfeito com Governo dos Açores

A presidente do Conselho de Ilha de Santa Maria, nos Açores, disse que na reunião tida na sexta-feira com o Governo Regional de coligação PSD/CDS-PP/PPM, os conselheiros não ficaram “totalmente satisfeitos”



“Infelizmente, nós nunca podemos dizer que saímos satisfeitos [da reunião]. Satisfeitos sairíamos se tivéssemos uma resolução para as situações mais prementes”, afirmou Dulce Resendes.

No final de uma reunião do Conselho de Ilha com o executivo açoriano, realizada nas instalações da Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a sua presidente disse aos jornalistas que no memorando entregue ao executivo regional foram focadas “as situações mais prementes”.

Em relação a algumas reivindicações os conselheiros não ficaram “totalmente satisfeitos” com as respostas, mas compreendem “as justificações que foram dadas”.

Como exemplo, Dulce Resendes referiu que não existe financiamento para a melhoria da rede viária da ilha de Santa Maria, daí que a solução seja “ir remendando aquilo que é possível remendar”.

Na Saúde, o Governo dos Açores disse que tem disponibilidade para aumentar o número de profissionais em determinadas áreas, sendo um aspeto positivo para a presidente do Conselho de Ilha.

Já na Educação, referiu que foi reclamada a remodelação da Escola Básica e Secundária de Vila do Porto e foram prometidos 375 mil euros para corrigir problemas ao nível da cobertura e infiltrações.

O Conselho de Ilha de Santa Maria pediu, ainda, ao Governo Regional dos Açores respostas para outros assuntos prioritários relacionados com transporte marítimo de mercadorias, habitação e orla costeira, entre outros.

Por sua vez, o presidente do Governo Regional dos Açores, o social-democrata José Manuel Bolieiro, lembrou investimentos já realizados nas áreas da Saúde e das acessibilidades rodoviárias e disse que tem sido dada uma “resposta positiva” na área da habitação.

No transporte marítimo de carga, referiu que também foram feitas melhorias, mas o objetivo é “trabalhar em conjunto” para melhorar.

“Creio que foi uma reunião muito positiva”, disse o governante aos jornalistas no final dos trabalhos.

Bolieiro também destacou a relação “muito positiva” que existe entre o Governo Regional dos Açores, a Agência Espacial Portuguesa e o município de Vila do Porto, para projetar a “alavanca” do acesso e retorno ao espaço, através do centro tecnológico espacial de Santa Maria.

A reunião integrou a agenda da visita estatutária de dois dias do Governo Regional açoriano à ilha de Santa Maria, situada no grupo Oriental, que  termina esta terça-feira.

PUB

O Governo açoriano afirmou que o novo transporte marítimo de mercadorias entre a Terceira e o Grupo Ocidental visa “otimizar o modelo operacional” do abastecimento ao Corvo e garantiu que as alterações decorrem de critérios técnicos e logísticos