Açoriano Oriental
Furacão Lorenzo
Comunicado Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Comunicado válido entre 2019-09-29 19:46:00 e 2019-09-30 19:46:00

em actualização
Comunicado Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Autor: AO Online

Hoje, às 15:00 UTC (29 de Setembro), o furacão Lorenzo - categoria 4 na escala de Saffir-Simpson*, encontrava-se a aproximadamente 2000 km a sudoeste dos Açores, deslocando-se para norte/nordeste a uma velocidade de 17 km/h. Mantendo-se as previsões da trajectória o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental, afetando assim todo o arquipélago na próxima quarta-feira (dia 2 de Outubro). Desta forma prevê-se:

Grupo Ocidental - vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 180 km/h (com uma probabilidade de 20% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva FORTE e ondas de sudoeste com altura significativa entre 10 a 14 metros, com altura máxima de onda superior a 20 metros.

Grupo Central - vento sueste rodando para noroeste com rajadas até 180 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h especialmente nas ilhas Faial, Pico e Graciosa), chuva FORTE e ondas de sudoeste com altura significativa entre 10 a 14 metros, com altura máxima de onda superior a 20 metros.

Grupo Oriental - vento com rajadas até 100 km/h e ondas de altura significativa 7 a 9 metros.

No entanto, devido à distância a que o furacão se encontra, existe ainda incerteza relativamente à trajetória exacta e respectiva intensidade com que poderá atingir o Arquipélago. Está previsto uma diminuição da intensidade do furacão nos próximos dias.
(Novo comunicado será emitido dia 30 de Setembro às 10h00 (Hora local dos Açores)).
*Escala de Saffir- Simpson: Utilizada como medida da intensidade de um furacão; Varia de 1 a 5 sendo 5 o mais intenso.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados