Açoriano Oriental
Comissão Agricultura acha difícil dar mais meios a setor leiteiro
O presidente da comissão de Agricultura do Parlamento Europeu afirmou ser difícil reivindicar mais meios para a agricultura dos Açores, apesar de admitir que existem dificuldades no setor leiteiro na região.
Comissão Agricultura acha difícil dar mais meios a setor leiteiro

Autor: Lusa/AO online

Uma delegação da comissão de Agricultura do PE iniciou hoje uma visita de quatro dias aos Açores para se inteirar da realidade do setor no arquipélago, tendo sido recebida pelo presidente do executivo regional, Vasco Cordeiro.

Remetendo para a Comissão Europeia (CE) a adoção de medidas específicas para o setor do leite nos Açores, o presidente da Comissão da Agricultura - o polaco Czeslaw Siekierski – afirmou, à saída da audiência com Vasco Cordeiro, que existem “muitos problemas que são urgentes” na União Europeia, nomeando os casos do desemprego, a crise dos refugiados e o crescimento económico.

Na sequência da visita dos eurodeputados à região, o presidente do Governo dos Açores defendeu a necessidade da UE cumprir as normas relativas ao conceito de ultraperiferia no Tratado Europeu, adotando medidas específicas para o setor leiteiro, face aos seus problemas, que não apenas financeiros.

Czeslaw Siekierski, também eurodeputado do Partido Popular Europeu (PPE), admitiu que se quer manter a produção do leite na Europa, que é a “base da produção agrícola” nos Açores, acrescentando que “não se pode abandonar os agricultores açorianos”.

Afirmando que se vai “dar importância ao setor do leite nos Açores” face à abolição do regime de quotas leiteiras na UE, ao embargo russo e às condições internacionais dos mercados, o presidente da comissão de Agricultura do PE afirmou estar consciente que os Açores “são particularmente afetados” pela crise que o setor atravessa na Europa.

O líder da comissão de Agricultura frisou que há que ter em conta as diferentes regiões da Europa que, como os Açores, possuem condições muito específicas, mas sem deixar de ter uma visão global, defendendo um estudo mais pormenorizado do setor na Europa.

Depois do encontro com Vasco Cordeiro, a comissão de Agricultura visitou duas indústrias de lacticínios nos Açores, tendo previsto para terça-feira um encontro com as organizações do setor da produção.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados