Açoriano Oriental
Escola
EBS das Lajes do Pico

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Cidadania: Um Caminho para a Sustentabilidade!”


2020-03-02_11-00-34 (1)

Estão a decorrer, entre 2 e 20 de março, as IX Jornadas Interdisciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. No passado dia 2 de março, realizou-se a sessão de abertura que contou com a presença do Exmo. Sr. Diretor Regional da Educação, Rodrigo Reis. Desde o seu nascimento em 1996, as jornadas pautam-se pela sua atualidade, pertinência, diversidade e qualidade, sendo já uma tradição de grande importância para esta comunidade educativa.

Dentro do contexto em que se insere, a EBS das Lajes do Pico elegeu o tema “Cidadania: um caminho para a sustentabilidade!”. Pretende-se que seja um encontro para a reflexão, partilha e debate sobre a escola, a sua posição local e global e que permita dotar os participantes de ferramentas que possibilitem a adaptação a um desenvolvimento mais sustentável e a uma cidadania mais empenhada. Um espaço de natureza diversificada, assente numa lógica interdisciplinar e de integração de saberes, onde as temáticas trabalhadas pretendem realçar o trabalho que se tem desenvolvido na escola.

Serão três semanas de atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, não esquecendo o pessoal docente e não docente e toda a comunidade educativa. Não podíamos deixar de destacar a presença das escritoras Goretti Pina e Flávia Medeiros, bem como as responsáveis pelo projeto Canta Comigo, Leio Contigo, Anabela Cura e Alda Fernandes.

Segundo as palavras do Sr. Presidente do Conselho Executivo, Rafael Pereira, ambiciona-se uma escola que se imponha pelo prestígio, brio profissional e generosidade dos seus professores, que se afirme pela eficácia do seu ensino, que se faça respeitar pela nobreza e dignidade dos seus valores, que inscreva no tempo uma história de êxitos e de recordações tais, que vocês alunos de hoje, pais de amanhã, aqui voltem com os vossos filhos, porque o tempo que aqui passaram foi um tempo de boa memória, que de facto deixou marcas e enraizou conceitos, condutas e formas de estar que levaram cada um a compreender o significado da sua existência e a ter consciência de que todos somos igualmente importantes na construção de um mundo melhor.

Pretende-se com estas IX Jornadas proporcionar aos alunos, professores, pessoal não docente, pais e famílias uma reflexão alargada, numa região que dependerá em grande medida no futuro daquilo que se consiga fazer nesta escola todos os dias, capacitando-a de facto para formar “Pessoas com sucesso(s), numa escola de sucesso(s): um futuro melhor.”

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
 
Escola Profissional da Povoação
Ano Letivo 2024/2025
Encontra-se aberto, até ao próximo dia 15 de agosto de 2024, concurso para formadores externos.
 
EPROSEC - Escola Profissional
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Dormidas em alojamentos turísticos nos Açores aumentam 2,3% em março
Os Açores registaram mais de 244 mil dormidas em alojamentos turísticos no mês de março, uma subida de 2,3% face ao período homólogo, segundo dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA)
 
150 acidentes de trabalho, seis mortais
"150 acidentes de trabalho, seis mortais" é a manchete da edição desta quinta-feira, Dia do Trabalhador, do Açoriano Oriental.
 
Serviços prisionais abrem inquérito a caso de recluso hospitalizado nos Açores
Os serviços prisionais abriram um inquérito a um caso em que, alegadamente, um recluso nos Açores foi colocado em isolamento numa cela sem colchão e necessitou de cuidados médicos na urgência, revelou a Ministra da Justiça
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.