Açoriano Oriental
CDS-PP repudia desinformação do PS sobre investimentos em ciência e tecnologia

Durante a reunião com o Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, o Grupo Parlamentar do CDS-PP teve a oportunidade de ser esclarecido acerca do PO2030 para a Ciência e Tecnologia e tece duras críticas à deputada socialista Sandra Faria.

CDS-PP repudia desinformação do PS sobre investimentos em ciência e tecnologia

Autor: AO Online

"Após os esclarecimentos conseguimos perceber que o PS/Açores, sob a liderança de Vasco Cordeiro, está a revelar-se, cada vez com mais insistência, um partido incapaz de acompanhar a evolução que está a ocorrer nos Açores. Desta vez foi pela voz da senhora Deputada Sandra Dias Faria, do PS/Açores, que ficamos a saber que o partido Socialista desconhece que o próximo Programa Operacional dos Açores 2030 tem 21,5 milhões de Euros para investir em projetos de investigação, inovação e reequipamento científico, a distribuir em entre a universidade e as empresas, em partes praticamente iguais", adianta nota enviada pelo CDS-PP Açores às redações.

"A deputada do PS fala com sobranceria e atrevimento sobre este assunto, porque ao afirmar que não viu essa verba escrita quer dar a entender que alguém poderá estar mentindo! Na realidade, o que está a acontecer é que o PS quer deliberadamente confundir os Açorianos com este tipo de discurso! O PS de Vasco Cordeiro está numa posição de superioridade moral querendo decidir o que é verdade ou mentira", acrescenta a nota.

O GPCDS diz ainda que "o montante de 21,5 milhões de euros está inscrito no PO2030, publicado desde dezembro de 2022, representa o dobro do montante investido pelo partido Socialista, no programa operacional PO2020, no mesmo tipo de projetos. A Deputada do PS esconde dos Açorianos que no anterior quadro comunitário gastou 2/3 da verba destinada à ciência e tecnologia nas obras de remodelação e construção das instalações do Terinov e do Nonagon, restando para os projetos de investigação e inovação apenas 10 milhões de euros. Ora, os 21,5 milhões de euros que o nosso governo de coligação atribui aos projectos de investigação científica e inovação são mais do dobro do montante que o governo do PS atribuiu", refere a nota informativa.

A informação acrescenta ainda que o que o governo de coligação dá à ciência e tecnologia vai para além dos investimentos financiados pelo programa operacional:  "A deputada Sandra Dias Faria, como docente da Universidade dos Açores, sabe muito bem que o governo de Vasco Cordeiro só atribuía 300.000€ de apoio à universidade e agora o nosso governo de coligação atribui 800.000€, de verbas do orçamento regional. A Sra. Deputada, como deputada ou como docente da UAç, não tem razões de queixa sobre os apoios do governo ao investimento em ciência e tecnologia porque são muito superiores aos apoios dos governos de Vasco Cordeiro e a deputada Sandra Dias Faria nunca se queixou desses apoios".

"O desespero do PS de Vasco Cordeiro é tão grande que conseguiu transformar uma medida positiva numa notícia negativa porque na realidade o que preocupa o PS é o facto de o Governo de Coligação estar a conseguir implementar boas medidas para o desenvolvimento dos Açores, apesar de todas as dificuldades que Vasco Cordeiro nos deixou de herança", conclui a nota informativa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados