Açoriano Oriental
Cavaco Silva acredita que portugueses no mundo são agentes no reforço do prestígio de Portugal
O Presidente da República, Cavaco Silva, reiterou hoje que acredita nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, servindo como "agentes" do "reforço da reputação, do prestígio e credibilidade de Portugal".
Cavaco Silva acredita que portugueses no mundo são agentes no reforço do prestígio de Portugal

Autor: Redação AO/LUSA

"Eu acredito fortemente nas potencialidades das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e sei que são muitos aqueles que querem ser agentes ativos do reforço da reputação, do prestígio e da credibilidade de Portugal", afirmou Cavaco Silva perante o conselho da diáspora portuguesa.

O Chefe de Estado assistiu hoje no Palácio de Belém, em Lisboa, ao ato de constituição do conselho da diáspora portuguesa, juntamente com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

"Este conselho para a diáspora portuguesa dá corpo a uma ambição que eu acalento já há algum tempo e que tenho vindo a estimular, que é estruturar uma rede de talentos e competências que existem nas comunidades portuguesas, no domínio da economia, das artes, da ciência e da política", sustentou.

O Presidente sublinhou que este conselho "desenvolve" uma ideia que foi "central" no seu discurso da cerimónia do 25 de Abril, na Assembleia da República, a de "mobilizar os portugueses para contribuírem para a melhoria da imagem e de credibilidade de Portugal no estrangeiro e darem a conhecer as potencialidades do nosso país, fatores que são decisivos para recuperação económica e para a criação de emprego".

"Tenho uma grande esperança no vosso trabalho, que irão dar o vosso melhor para o reforço da imagem de Portugal no estrangeiro", afirmou, considerando que com a criação deste conselho se está "plantar uma árvore que vai dar frutos para Portugal".

Este conselho junta-se ao prémio empreendedorismo inovador da diáspora portuguesa e ao conselho da globalização, como instrumentos aos quais o Presidente está a associado e que servem o "reforço das relações das comunidades portuguesas e de luso descendentes espalhadas pelo mundo", assinalou Cavaco Silva, afirmando que isso "tem sido uma grande prioridade" dos seus mandatos "desde o primeiro dia".

O conselho da diáspora portuguesa, presidido pelo empresário Filipe de Botton, define a sua principal missão como "a de agregar a imensa rede de influência mundial constituída pela comunidade de portugueses e de lusodescendentes espalhados pelo mundo".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados