Açoriano Oriental
Candidaturas à segunda fase do Programa “Novos Idosos” abre a 3 de abril

O período de candidaturas à segunda fase do Programa "Novos Idosos" abre na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, e vigora até ao final do dia 17 de abril, abrangendo os concelhos da Lagoa, Vila Franca do Campo e Horta, em formato de projeto-piloto, estando disponíveis 50 vagas por concelho.

Candidaturas à segunda fase do Programa “Novos Idosos” abre a 3 de abril

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Segundo nota de imprensa do Governo dos Açores, as candidaturas deverão ser efetuada junto das instituições de enquadramento, designadamente a Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa, Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e Santa Casa da Misericórdia da Horta ou através do email: [email protected].


Saliente-se que este programa visa implementar uma resposta de proximidade, que permita aos idosos continuarem a viver em casa e na comunidade, ao longo do tempo, com segurança e de forma independente.


Em termos práticos, “materializa-se através da conceção e execução de um Plano Individual de Cuidados (PIC) e da atribuição de um apoio financeiro mensal de até 948 euros, para assegurar os serviços e auxílios necessários à realização das atividades básicas e instrumentais da vida diária”, explica o executivo regional.


Podem candidatar-se ao Programa "Novos Idosos" pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que beneficiem do Complemento de Dependência grau I ou II ou que se encontrem em situação análoga, e que se enquadrem numa das seguintes situações: vivam sozinhas ou coabitem com familiares, nas situações em que as respostas sociais e familiares existentes se revelem insuficientes para satisfazer as necessidades da pessoa idosa.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados