Açoriano Oriental
Covid-19
Bruxelas exorta Pequim a partilhar regularmente “dados fiáveis” sobre situação

A comissária europeia da Saúde saudou o acordo alcançado pelos Estados-membros sobre uma resposta coordenada à situação da covid-19 na China e exortou as autoridades chinesas a partilharem regularmente “dados fiáveis” sobre a situação epidemiológica.

Bruxelas exorta Pequim a partilhar regularmente “dados fiáveis” sobre situação

Autor: Lusa/AO Online

“O importante acordo alcançado ontem [quarta-feira] pelos Estados-Membros sobre uma resposta coordenada à evolução da situação da covid-19 na China, com base num parecer do Comité de Segurança Sanitária, é um passo muito bem-vindo, pois ajudará a reforçar a sua capacidade de rastrear a propagação do vírus e proteger os nossos cidadãos”, considerou Stella Kyriakides numa declaração à qual a Lusa teve acesso.

Apontando que “a UE continuará a trabalhar com os seus Estados-membros e parceiros internacionais para acompanhar de perto a situação e reagir em conformidade”, a comissária com a pasta da Saúde sublinha que tal “deve ser feito num espírito de solidariedade, confiança e transparência”.

“Por conseguinte, é essencial que as autoridades chinesas partilhem regularmente com os parceiros mundiais dados fiáveis sobre a evolução dos indicadores e sequenciação da covid-19”, disse Stella Kyriakides, argumentando que “essa é a melhor forma de estar preparado para qualquer situação e potencialmente detetar variantes novas e perigosas”.

A comissária indica que o executivo comunitário manifestou às autoridades chinesas a sua solidariedade e ofereceu “apoio sob qualquer forma”, caso tal se revele necessário.

Na quarta-feira, a UE encorajou hoje "fortemente" os Estados-membros a imporem testes à covid-19 antes da partida de passageiros oriundos da China, medida que deve ser mal recebida por Pequim e que já foi criticada pelo setor da aviação.

Após uma semana de negociações entre especialistas em saúde da UE, não foi alcançado um acordo para que os 27 Estados-membros adotassem restrições, mas foram decididas outras recomendações que caberá a cada país aplicar: o uso obrigatório de máscara para os viajantes provenientes da China, testes aleatórios à chegada ou mesmo o controlo de águas residuais de aeroportos e aviões provenientes da China.

Na decisão sobre a testagem a viajantes oriundos da China, é referido que “os Estados-membros são fortemente encorajados a introduzir, para todos os passageiros que partem da China para os Estados-Membros, a exigência de um teste covid-19 negativo realizado até 48 horas antes da partida”.

O governo chinês e especialistas em saúde europeus defenderam que não há uma necessidade urgente de restrições gerais às viagens, uma vez que as variantes da covid-19 emergentes da China já são predominantes na Europa.

A China rejeitou veementemente a imposição de restrições, como as adotadas pela Itália, França ou Espanha dentro da UE, e alertou para “contramedidas” caso tais políticas fossem impostas em todo o bloco.

Em Portugal, o ministro da Saúde assegurou esta terça-feira que “tudo estará preparado” para, em caso de necessidade, serem adotadas medidas de controlo da covid-19 em Portugal, nomeadamente nos aeroportos para viajantes oriundos da China.

O número de casos de covid-19 atingiu um nível recorde na China continental, com um pico em 02 de dezembro de 2022 e nas últimas três semanas, a incidência diminuiu, provavelmente também devido a um mais pequeno número de testes realizados, resultando em menos infeções sendo detetadas, segundo o ECDC.

Após restrições rigorosas de viagem no auge da pandemia, a UE regressou este outono a um sistema pré-pandemia de viagens livres, mas os 27 concordaram que um “travão de emergência” pode, se necessário, ser ativado num curto período de tempo para enfrentar um desafio inesperado.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados