Açoriano Oriental
Bombeiros dos Açores frequentam primeiro curso de Inglês

O secretário regional da Saúde destacou, em Angra do Heroísmo, a importância de os bombeiros dominarem a língua inglesa, porque são eles que prestam o primeiro auxílio e socorro aos cidadãos estrangeiros em situação de acidente ou emergência.

Bombeiros dos Açores frequentam primeiro curso de Inglês

Autor: Susete Rodrigues/AO Online


“A iniciativa da Proteção Civil de direcionar formação em inglês para bombeiros reveste-se da maior pertinência, numa altura em que as corporações têm constatado com maior frequência pedidos de socorro provenientes de turistas estrangeiros”, disse Rui Luís, em declarações à margem do início do curso de inglês para bombeiros.



O curso destina-se a fornecer ferramentas que facilitem o socorro, incidindo sobre conteúdos da área de emergência médica e combate a incêndios, através do desenvolvimento e aquisição de vocabulário técnico específico.



Esta ação de formação, pioneira na Região, decorre da necessidade identificada da prestação de socorro a cidadãos estrangeiros, decorrente do aumento do turismo e da procura do destino Açores.


Citado em nota do Gacs, Rui Luís refere que "metade dos turistas que nos visitam são estrangeiros e em quatro anos a Região teve um crescimento de hóspedes estrangeiros de 119%, em todos os tipos de alojamento, atingindo, em 2018, 437 mil hospedes estrangeiros”.



O titular da pasta da Proteção Civil lembrou que os turistas que procuram os Açores fazem-no, essencialmente, pela oferta de atividades, em terra e no mar, de grande contacto com a Natureza, como é o caso dos trilhos.



“O nosso empenho é o de assegurar que quem nos visita terá, a par da hospitalidade, segurança e prontidão de resposta perante qualquer adversidade ou acidente, e este curso é prova disso”, sublinhou.


Esta ação, com a duração de 18 horas, destina-se a 16 elementos das corporações de bombeiros do Grupo Central e será replicada às corporações bombeiros de todas as ilhas dos Açores.
   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados