Açoriano Oriental
Bispo de Angra desafia açorianos a serem os “Cireneus” e as “Verónicas”

O bispo de Angra presidiu na manhã de domingo, na Catedral, em Angra do Heroísmo, à Missa do Domingo de Ramos, início da Semana Santa no calendário católico, evocando todos os que sofrem com a atual pandemia de Covid-19, com uma mensagem de esperança.

Bispo de Angra desafia açorianos a serem os “Cireneus” e as “Verónicas”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na sua homilia, D. João Lavrador, desafiou os cristãos açorianos a serem portadores de uma mensagem de esperança diante de um mundo em sofrimento.

“Na verdade, este ano não podemos separar este caminho do sofrimento que experimenta a população mundial a requerer gestos de amor, de partilha e de despojamento para aliviar a dor de quem sofre, mas igualmente a sabedoria necessária para auscultarmos o querer de Deus presente nestes sinais tão dramáticos” afirmou citado em nota do site da Igreja Açores.

Na missa que foi celebrada à porta fechada e sem assembleia, D.João Lavrador comparou o caminho do sofrimento de Jesus, até ao Calvário, com o momento atual e lembrou que, no final, o amor de Deus triunfará.

“Com Ele queremos percorrer o mesmo caminho de amor e de entrega que leva ao encontro de Deus Pai e dos nossos irmãos” disse .

“Tal como Jesus Cristo, também nós somos chamados a colocarmo-nos no abaixamento das situações degradantes da pessoa humana, comungando do sofrimento dos nossos irmãos, para lhes manifestar com a nossa entrega e pela nossa esperança, o amor infinito e reconciliador de Deus” prosseguiu ao sublinhar “o sofrimento atual”.


“Este é caminho para o qual somos convidados a entrar e a percorrer. Não estamos perante uma encenação ou um espectáculo, muito pelo contrário, é o itinerário de Jesus de Nazaré que se encontra com toda a humanidade, desafiando a todos e carregando sobre si os sofrimentos, as exclusões, as amarguras, as injustiças e os clamores do homem ao longo da história” disse ainda ao sublinhar que este caminho de amor é exigente e requer “coragem e entrega”.

“Temos de nos colocar nele, a exemplo de Nossa Senhora, das santas mulheres, do Cireneu, de Verónica e nele sentir a força para levarmos a este mundo de hoje a Boa Nova da Salvação”. E concluiu com uma prece: “Imploramos de Nossa Senhora das Dores que nos ajude a percorrer o caminho da entrega do Seu Filho como discípulos e a alcançar d`Ele a misericórdia e a reconciliação para nós e para o mundo de hoje envolto em trevas e dor”.

Refira-se que o novo coronavírus obrigou este ano a mudanças nesta celebração, que habitualmente reúne centenas de pessoas, com ramos nas mãos.

D. João Lavrador celebrou na Sé de Angra, apenas com um número reduzido de sacerdotes, que simultaneamente, asseguraram a animação litúrgica da Eucaristia, numa igreja fechada ao público.

O Bispo de Angra, destacou a importância de celebrar a Semana Santa com a oração e com atenção ao próximo.

Todas as celebrações da Semana Santa serão presididas pelo bispo, na Catedral.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados