Açoriano Oriental
Atlânticoline transportou 130 mil passageiros este ano
A Atlânticoline transportou cerca de 130 mil passageiros e 17 mil viaturas entre as ilhas dos Açores no verão deste ano, números considerados "positivos" pela administração da empresa pública, atendendo à crise financeira nacional.
Atlânticoline transportou 130 mil passageiros este ano

Autor: Lusa/AO online

"Tivemos uma redução de cerca de 4% no número de passageiros transportados, em comparação com 2012, mas em compensação registámos um aumento de 2% no número de viaturas", disse à Lusa Carlos Reis, presidente do Conselho de Administração da Atlânticoline.

Apesar da crise que afeta o país, Carlos Reis faz um "balanço positivo" da temporada, que terminou no final de setembro, recordando que, com exceção de "um ou outro percalço", a operação de transporte marítimo de passageiros e viaturas "correu bem".

O administrador da Atlânticoline recordou, como pontos negativos, a avaria no navio Express Santorini e a greve dos trabalhadores dos portos, que provocou atrasos na operação marítima.

A Atlânticoline opera nos mares dos Açores com dois navios (Express Santorini e Hellenic Wind), ambos alugados ao armador grego Hellenic Seaways, e que custam cerca de cinco milhões de euros/ano.

Questionado sobre quando é que a Região terá os seus próprios navios para operarem nos Açores, Carlos Reis respondeu que essa pergunta "deve ser feita à tutela", adiantando que a compra de novos barcos "não depende da Atlânticoline".

O Governo dos Açores recusou um navio novo, o Atlântida, construído nos Estaleiros de Viana do Castelo, alegando que não cumpria com as exigências do caderno de encargos.

A Atlânticoline faz transporte de passageiros e viaturas entre todas as ilhas dos Açores na primavera e no verão, fretando para isso dois navios.

Nos Açores existe outra empresa pública de transporte de passageiros, a Transmaçor, que opera durante todo o ano, mas apenas entre as chamadas ilhas do triângulo: Pico, Faial e S. Jorge.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados