Açoriano Oriental
António Ventura questiona Governo sobre Direitos dos trabalhadores portugueses

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, António Ventura, questionou o Governo de António Costa sobre os direitos laborais de um grupo de trabalhadores portugueses da Base das Lajes, "que não estarão a ser respeitados", adiantou.

article.title

Foto: PSD/A
Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Em comunicado, o social democrata diz que existem trabalhadores temporários ao serviço das forças norte-americanas "em risco de despedimento. Se assim é, o governo está a par da situação? Sabe quantos são e porque há esse risco?", indagou.


António Ventura quer igualmente saber "qual o ponto de situação sobre a aplicação da lei da parentalidade e do estatuto do trabalhador estudante, assim como a observância das regras de saúde, medicina do trabalho e revisão das tabelas salariais dos trabalhadores portugueses da Base das Lajes", acrescenta.


O parlamentar açoriano lembra que o anterior executivo socialista, "que é o mesmo de agora, sempre afirmou que não haveria mais despedimentos de trabalhadores portugueses ao serviço das forças norte-americanas".


O deputado reforça que "a Base Aérea das Lajes é uma temática de Estado, porque envolve os Estados Unidos da América (EUA), a República Portuguesa e a NATO, nos seus acordos de segurança e cooperação externa".


E recorda que o Acordo das Lajes é, "acima de tudo, um acordo de geostratégia e geopolítico entre os dois estados, que afirmam e projetam os EUA no mundo, materializando as vantagens de Portugal no quadro transatlântico, por via dos Açores", conclui António Ventura.


Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.