Açoriano Oriental
Ambiente
Amigos dos Açores reorganizam-se
Os Amigos dos Açores – Associação Ecológica, agora sob a direcção  de Ségio Caetano, procederam, recentemente, à reorganização dos seus diferentes grupos de trabalho, que passam a estar colocados no centro de todas as actividades da Associação.

Autor: Rui Leite Melo
Com o objectivo de optimizar o funcionamento de cada uma das unidades operacionais em articulação directa com a Direcção da Assocação, cada grupo será coordenado por um membro da Direcção.
A associação Amigos dos Açortes passa a comprender três grandes grupos operacionais, a saber o Grupo de Actividades de Natureza (GAN), o Grupo de Educação Ambiental e Participação (GEAP) e o Grupo de Fotografia de Natureza (GFN). O Grupo de Actividades de Natureza tem por objectivo a promoção de acções relacionadas com a observação e interpretação da Natureza e do Ambiente, promovendo o seu melhor conhecimento, fruição e valorização. Tem como funcões a realização de actividades de ar livre, de actividades espeleológicas e de actividades aquáticas, bem como a promoção de actividades formativas, encontros e debates relacionados com as actividades de natureza. A edição de publicações relacionadas com a promoção do património natural e das actividades de natureza é também da responsabilidade do GAN, que tem como responsável Sérgio Diogo.
O GEAP tem por fim apoiar aquele órgão associativo a implementar todas as actividades relacionadas com a educação ambiental e a participação cívica altruísta. Este Grupo tem como objectivos principais o apoio a  professores e educadores na implementação de projectos de educação ambiental nas suas escolas, nomeadamente os inseridos nas eco-escolas e em clubes de ambiente. Coordenar e implementar projectos de educação ambiental, propostos pela Direcção da Associação e colaborar na coordenação das actividades das Ecotecas de Ponta Delgada e da Ribeira Grande são outras das suas funções, bem como acompanhar de perto os representantes dos Amigos dos Açores nos diversos órgãos consultivos e em grupos de trabalho e apreciar os respectivos relatórios. O incentivo à participação individual dos cidadãos na defesa do ambiente e a organização de acções de voluntariado ambiental dependem directamente do Grupo coordenado por Gilda Pontes.
Jorge Cardoso é o responsável pelo GFN, que tem por objectivo a divulgação e a defesa do património natural dos Açores através da fotografia. Para tal pretende desenvolver acções tendo como base o uso da fotografia para a divulgação de conhecimento da Natureza e boas práticas ambientais e motivar à observação da flora, fauna e dinâmica da paisagem. A promoção de actividades formativas, encontros, debates, concursos e desafios relacionados com a fotografia de natureza e ambientea, edição de publicações nesta área e a ealização de exposições são outyrso dos projectos a desenvolver.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.