Açoriano Oriental
"Açores têm a responsabilidade de gerir o seu mar de forma sustentável"

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, em Angra de Heroísmo, que os Açores têm “a grande responsabilidade de gerir, de forma sustentável, o seu mar”, acrescentando que é “uma responsabilidade assumida para com as gerações vindouras”.


"Açores têm a responsabilidade de gerir o seu mar de forma sustentável"

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

“Temos essa responsabilidade e temos trabalho feito nos Açores que pode ser um bom exemplo para outras regiões”, disse Gui Menezes, que falava na falava na sessão de encerramento do Congresso Anual da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, subordinado ao tema ‘Gestão Sustentável do Mar para o Desenvolvimento Regional Sustentável'.

No sentido de enfrentar problemas globais como é o caso da sobrepesca, Gui Menezes enunciou algumas medidas adotadas pelo Governo Regional, como é o caso da implementação de tamanhos mínimos de captura, para espécies como o imperador, o goraz, o boca negra, a veja e o mero, e de quotas regionais.

 O governante afirmou que os planos de gestão da quota de espécies de alto valor comercial, como é o caso do goraz, do alfonsim e do imperador, “têm resultado numa valorização significativa destas espécies”, disse citado em nota.

 A implementação de critérios mais rigorosos para a atribuição de licenças e de artes de pesca, a proteção de habitats e o reforço dos programas de monitorização científica dos recursos foram outras das medidas referidas.

O secretário regional frisou que está a decorrer a restruturação da rede de áreas marinhas protegidas dos Açores, com o objetivo de compatibilizar a conservação da biodiversidade com as atividades marítimas no arquipélago.

“Este é um processo que esperamos que seja bastante participado pela sociedade açoriana em geral, e que tem enquadramento no projeto 'Blue Azores'”, fruto de uma parceria entre o Governo Regional e as fundações Oceano Azul e Waitt, que prevê a implementação de novas áreas marinhas até 15% da Zona Económica Exclusiva dos Açores, referiu.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados