Açoriano Oriental
Açores/Eleições: Ilha do Faial tem perto de 15 mil habitantes e elege quatro deputados

A ilha do Faial, que integra o grupo central dos Açores, elege para o hemiciclo regional quatro deputados, tendo nas eleições regionais de 2016 PS e PSD conseguido eleger dois parlamentares cada.

Açores/Eleições: Ilha do Faial tem perto de 15 mil habitantes e elege quatro deputados

Autor: AO Online/ Lusa

A ilha tem apenas um concelho, a Horta, sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e é a terceira mais populosa dos Açores, indicam dados da Pordata, com 14.532 habitantes.

Por municípios, apenas Ponta Delgada tem maior população estrangeira residente nos Açores, indicam os mesmos dados.

A ilha é servida pelo Aeroporto da Horta, com ligações aéreas regulares para as restantes ilhas e para o exterior do arquipélago, nomeadamente Lisboa, operação realizada pela SATA.

O Porto da Horta, por seu turno, foi um importante entreposto nas ligações marítimas e por cabo submarino no Atlântico Norte, mantendo uma atividade relevante como porto comercial e local de escala de iates nas travessias entre o continente americano e a Europa.

Em termos económicos, o Faial é a ilha açoriana que regista maior poder de compra 'per capita', com o indicador a situar-se nos 90,7 pontos, ao passo que a média regional fica pelos 87,3, sendo a média do país o valor 100.

Um total de nove forças políticas concorrem no Faial nas eleições de 25 de outubro para tentar obter os quatro lugares de deputado regional eleitos pela ilha.

O PSD, que venceu na ilha há quatro anos, avança com o atual deputado e antigo vice-presidente do partido Carlos Ferreira como cabeça de lista, ao passo que o PS apresenta Ana Luís, atual presidente da Assembleia Legislativa Regional, como número um.

O CDS tem este ano como cabeça de lista na ilha Rui Martins, enquanto Aurora Ribeiro lidera a lista do Bloco de Esquerda e Paula Decq Mota é a número um da CDU, que junta PCP e 'Os Verdes'.

O PPM aposta em Délcio Martins como cabeça de lista, havendo ainda a registar candidaturas no Faial do PAN (Alexandre Dias), Chega (Fernando Morais) e Partido da Terra (Catarina Martins).

As próximas eleições para o parlamento açoriano decorrem em 25 de outubro.

Nas anteriores legislativas açorianas, em 2016, o PS venceu com 46,4% dos votos, o que se traduziu em 30 mandatos no parlamento regional, contra 30,89% do segundo partido mais votado, o PSD, com 19 mandatos, e 7,1% do CDS-PP (quatro mandatos).

O BE, com 3,6%, obteve dois mandatos, a coligação PCP/PEV, com 2,6%, um, e o PPM, com 0,93% dos votos expressos, também um.

Nas eleições regionais existem um círculo por cada uma das nove ilhas mais um círculo regional de compensação que reúne os votos que não foram aproveitados para a eleição de parlamentares nos círculos de ilha.

O PS governa a região há 24 anos, tendo sido antecedido pelo PSD, que liderou o executivo regional entre 1976 e 1996.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados