Açoriano Oriental
Mau Tempo
Acesso à Praia Formosa reabre na ilha de Santa Maria

A estrada regional de acesso à baía da Praia Formosa, em Almagreira, Santa Maria, nos Açores, encerrada devido ao mau tempo, reabriu hoje ao trânsito, mas as condições meteorológicas continuam a condicionar algumas vias, segundo a autarquia.

Acesso à Praia Formosa reabre na ilha de Santa Maria

Autor: Lusa /AO Online

No sábado a presidente da Câmara de Vila do Porto, em Santa Maria decretou a situação de alerta municipal, devido ao agravamento do mau tempo e aos estragos causados pela chuva, que obrigou ao realojamento de quatro pessoas e "danos em 10 habitações", em "vias regionais e municipais", assim como "deslizamentos de terra".

Na ocasião, a autarca Bárbara Chaves (PS) acrescentou à Lusa que estavam interditas duas vias, uma no Lugar da Maia, tendo em conta a instabilidade dos taludes, e outra via na Estrada Regional de acesso à Praia Formosa, sendo que o acesso a esta zona estava a ser assegurado pelo caminho municipal.

Num comunicado de imprensa, enviado hoje às redações, a autarquia informa que a estrada regional de acesso à baía da Praia Formosa, na freguesia de Almagreira, "já se encontra aberta ao trânsito".

No entanto, "continuam interditas ao trânsito a estrada regional de acesso à baía da Maia, na freguesia de Santo Espírito e o Caminho Municipal de Almagrinha, na freguesia de Santo Espírito", avança, ainda, a autarquia.

A Proteção Civil Municipal de Vila do Porto apela à população para que "continue a circular com precaução nas vias públicas", porque ainda estão "vários meios no terreno".

Além das quatro pessoas que tiveram de ser realojadas, o mau tempo provocou na ilha de Santa Maria danos materiais em moradias e viaturas, em infraestruturas na rede de abastecimento de água e em vias de comunicação, segundo a autarquia.

As nove ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo devido às previsões de precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada, até às 18:00 locais (19:00 em Lisboa), de hoje, no caso do grupo Ocidental (Fores e Corvo) e até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de hoje nos grupos Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e Oriental (São Miguel e Santa Maria), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, o aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados