95,3 % das empresas utilizaram computador em 2009

95,3 % das empresas  utilizaram computador em 2009

 

Lusa/AO Online   Economia   4 de Nov de 2009, 10:37

 Um inquérito efectuado em 2009 sobre o uso de tecnologias da informação revela que 95,3 por cento das empresas com dez e mais pessoas utilizaram computadores e 92,7 por cento tinham acesso à Internet, anunciou hoje o INE.

Segundo a fonte, a utilização destas tecnologias varia na razão directa da dimensão da empresa (medida pelo emprego).

A totalidade das grandes empresas (com mais de 250 ou mais pessoas ao serviço) usou computador, email e acedeu à Internet.

Já nas médias empresas, 99,8 por cento utilizou computador, 99,6 por cento usaram email e 99,2 por cento acederam à Internet; enquanto que nas pequenas empresas (entre 10 a 49 pessoas ao serviço), o computador foi usado por 94,5 por cento dessas empresas, o correio electrónico por 88,9 por cento e a Internet por 91,6 por cento.

Por outro lado, a posse de website tem menor expressão, já que 47,3 por cento das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço responderam ter presença na Internet, sendo esta proporção de 94 por cento quando comparada ao universo das grandes empresas.

Computador, correio electrónico e Internet são usados praticamente pela totalidade das empresas de Transportes e Armazenagem, de Actividades administrativas e dos serviços de apoio e, de Actividades financeiras e seguros. Neste último segmento, a posse de website está também generalizada, adianta o INE.

A fonte reporta-se ainda às empresas ligadas a Actividades de informação e de comunicação, das quais 99,6 por cento usaram computador e correio electrónico, 99,2 por cento acederam à Internet e 9,4,8 por cento tinham website.

O estudo indica também, que 81,7 por cento do total das empresas com dez ou mais pessoas ao serviço, acederam à Internet através de banda larga, correspondendo a 88,1 por cento do conjunto das empresas com acesso à Internet.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.