Açoriano Oriental
800 aves em exposição no Pavilhão do Mar
O evento Expo Aves, da associação de Avicultores de São Miguel, com o apoio da associação Portas do Mar, traz 800 aves de variadas espécies ao Pavilhão do mar, em Ponta Delgada, este fim de semana.
800 aves em exposição no Pavilhão do Mar

Autor: Ana Carvalho Melo/Joana Melo

De variadas cores e tamanhos, as aves em exposição que foram a concurso esta sexta-feira pertencem a criadores da Madeira, do Continente, mas a maioria é de São Miguel.

Estes criadores pertencem à Associação de Avicultores e criam aves em casa como passatempo.

Todos os criadores gostam de ter a oportunidade de, pelo menos uma vez no ano, mostrar o trabalho realizado, afirmou António Machado, presidente da associação.
 
"O importante aqui é que efetivamente o trabalho seja reconhecido e que mediante o prémio, haja uma orientação, naquilo que é bom e naquilo que não é bom. Ou seja, permite aos criadores melhorar certos aspetos já para o próximo ano", salientou.

"Sem dúvida que este tipo de iniciativa promove o gosto pelas aves", revelou António Machado, presidente da associação.   

Vidigal Amaro, jurado de columbicultura, pombos de fantasia, referiu que "esta exposição é a melhor de columbicultura do país, porque tem pombos com uma grande variedade e com grande qualidade."

Escolher bem os pombos para cria, ter uma alimentação muito cuidada e variada e manter as aves com muita higiene são os fatores que fazem com que as aves se distinguem, salientou.    

José Moniz dedica-se à criação de aves já há dois anos e confessa que foram as cores das aves que o entusiasmaram a começar. Embora faça parte da associação há três anos, esta é a primeira vez que expõe.

Angariou quatro prémios o que o motiva a continuar com a criação e afirma que "para o ano irá melhorar porque com a muda de pena, os pássaros ficam mais limpos e brilhantes, fica um espetáculo".   

João Luís Viveiros é criador de aves à cerca de 18 anos e já é a sétima vez que expõe. No concurso que decorreu esta sexta-feira, na abertura da Expo Aves, ganhou cerca de 15 prémios.
 
"Nós quando entramos aqui é porque queremos ganhar prémios, se não ganhamos ficamos tristes, mas o nosso hobby é ter aves, não é acumular prémios".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados