Escola

AO Escolas

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Ciência

Investigadores criam árvore genealógica da humanidade mais completa de sempre

Investigadores da universidade inglesa de Oxford construíram a árvore genealógica da espécie humana mais completa de sempre, identificando os antepassados da população mundial e as ligações entre povos do mundo inteiro.


Num estudo publicado hoje na revista Science, apontam que o método que utilizaram pode ter aplicações em investigação médica, permitindo identificar predisposições genéticas para doenças.

O geneticista Yan Wong, investigador do Big Data Institute e um dos principais autores do estudo, afirmou que se construiu "uma gigantesca árvore genealógica humana que reconstrói tanto quanto é possível a história que gerou toda variação genética que se encontra hoje nos seres humanos, permitindo observar como a sequência genética de cada pessoa se relaciona com as outras".

O autor principal, Anthony Wilder Wohns, afirmou que os investigadores reconstruíram "os genomas dos antepassados dos seres humanos e usaram-nos para formar uma vasta rede de relações".

"Podemos então estimar onde e quando os antepassados viveram", referiu, acrescentando que o modelo pode usar amostras genéticas modernas e antigas.

Foram utilizadas 2.609 sequências genómicas individuais de 215 populações contidas em oito bases de dados diferentes. Os genomas antigos incluem amostras de todo o mundo com 1.000 a 100.000 anos de antiguidade. Os algoritmos dos investigadores previram onde os antepassados terão que estar presentes nas árvores de evolução para explicar os padrões de variação genética e a rede construída inclui quase 27 milhões de antepassados.

Os autores do estudo juntaram dados sobre a localização das amostras para estimar onde teriam vivido os antepassados comuns, conseguindo isolar acontecimentos-chave na história da evolução humana, incluindo a migração a partir do continente africano.

"Este estudo está a lançar as bases para a próxima geração de sequenciação genética. À medida que a sequenciação de amostras modernas e antigas melhora, as árvores tornar-se-ão mais rigorosas e seremos eventualmente capazes de gerar um mapa unificado que explique a existência de toda a variação genética humana que vemos hoje", afirmou Wohns.

O método, referiu, é válido para a maior parte dos seres vivos "dos orangotangos às bactérias" e "poderá ser especialmente benéfico para a genética médica, separando associações reais entre regiões genéticas e doenças de ligações espúrias que derivam da nossa história ancestral comum".

 

Mais lidas

Nenhum artigo disponível para leitura.

AO Escolas

Oferta Formativa 2024.2026
Oferta Formativa 2024.2026
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
Escola Profissional da Povoação
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
CINE ESCOLA: O CINEMA PENSA
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica. Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
Escola Secundária da Lagoa
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
1ª OBSERVAÇÃO ASTRONÓMICA COM TELESCÓPIO DO CLUBE DE ASTRONOMIA
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto. Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO