Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
O consórcio Newtour/MS Aviation - agora designado por Atlantic Connect Group - formalizou a apresentação de uma proposta vinculativa para a aquisição de 85% do capital social da Azores Airlines, informou o único concorrente admitido ao processo de privatização da companhia aérea açoriana.
O Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) rejeitou “qualquer tipo de discriminação” nos apoios às Câmaras Municipais lideradas pelo PS, após os socialistas denunciarem que 94,4% dos novos contratos foram realizados com municípios da coligação.
O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) assegurou que vai executar os fundos comunitários previstos, apesar de o PS considerar que, a dois anos do fim do programa 2030, há apenas “10% ou 12%” de execução.
A Comissão Política da Terceira do CDS-PP/Açores manifestou a “mais veemente revolta” pela forma “absolutamente descarada” com que a SATA não considerou a ilha no reforço de voos de Natal.
O Governo dos Açores prometeu um “endividamento líquido zero” em 2026 a confirmar-se a transferência extraordinária do Orçamento do Estado, mas o PS acusou o executivo de apresentar um discurso marcado por “irresponsabilidade política”.