Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
O Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) transferiu
ontem para o Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) a verba
correspondente à atualização da dotação orçamental das respostas sociais, no valor de 3,6 milhões de euros.
O Sindicato dos Jogadores de futebol (SJPF) expressou solidariedade com o Santa Clara devido à “sobrecarga competitiva” e
pediu uma “solução” para o “problema”, já que os açorianos vão realizar
três jogos em seis dias.
A Câmara de Ponta Delgada e a Associação Novo Dia assinaram um protocolo que assegura a continuidade do projeto “Equipa de Rua Fora d’Horas”, que presta assistência a pessoas em situação de sem-abrigo aos fins de semana
O PS requereu a audição urgente da ministra do Trabalho e da
secretária de Estado da Segurança Social e entidades representativas das
instituições sociais açorianas, devido a “falhas graves” do Estado no
financiamento das IPSS e Misericórdias da região