Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
Maior autarquia da Região investe cerca de meio milhão de euros em
atividades que procuram dinamizar a baixa da cidade na quadra de Natal e
Ano Novo. Banda Expensive Soul vai atuar no Ano Novo que vai decorrer
na Praça Gonçalo Velho Cabral. CCIPD, AHRESP e AHP querem ser envolvidos
na discussão do programa no próximo ano
O Orçamento dos Açores para 2026 foi aprovado em votação final
global no parlamento regional, com votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM,
votos contra do BE, IL e PAN e abstenção do PS e Chega
O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, sublinhou o papel
estratégico da Islândia como “olhos e ouvidos” da Aliança e exortou os
aliados a reforçarem o investimento em defesa
O secretário-geral da CGTP afirmou que a ministra do Trabalho
apresenta dificuldade em explicar os argumentos do Governo que sustentam
a reforma laboral e acusou-a de não conhecer as instituições com que se
senta à mesa