Realizou-se entre 4 e 10 de outubro do corrente ano a Semana Mundial do Espaço 2025, sob a temática: “Viver no Espaço”. Este evento foi promovido, pela quarta vez consecutiva, pelo Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, em conjunto com o Observatório Astronómico de Santana Açores (OASA).
A Escola Profissional da Povoação irá iniciar 4 novos cursos para o triénio 2024.2026. As inscrições ainda se encontram abertas. Aceda a este link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU9iFeqOzPByJMXYP2eAz4y2qGhpyLYCu1F3HT8puFnIY3bg/viewform e faça a sua inscrição!
O projeto Cine Escola da E.S. Lagoa integra o Plano Nacional de Cinema, coordenado pelo Ministério da Educação, e tem como objetivo promover a literacia cinematográfica.
Foram realizadas quatro modalidades de atividades tendo como ponto de partida o catálogo de filmes disponibilizado na plataforma online do Plano Nacional de Cinema.
No âmbito da participação no Projeto Exoclock da Missão Espacial ARIEL pela parceria estabelecida entre o OASA - Observatório Astronómico de Santana, Açores e o Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, foram realizados no OASA na noite de 21 para 22 de junho de 2024, os primeiros testes do equipamento destinado a este projeto.
Esta observação astronómica foi realizada com o apoio de funcionários do OASA e dos astrónomos amadores João Porto e Valter Reis.
A ministra da Justiça disse que durante este ano vão ser criadas 670 vagas nas prisões, após uma reorganização dos estabelecimentos prisionais, uma vez que no ano passado se registou um aumento de mais de 700 presos
O presidente do Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, afirmou que o órgão sofreu “uma enorme pressão” para não participar no festival da Eurovisão por Israel estar presente
Os líderes de Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Polónia
defenderam a autonomia da Gronelândia face às ameaças do Presidente
norte-americano, Donald Trump, de anexar aquele território controlado
pela Dinamarca
As famílias das vítimas do incêndio que deflagrou na passagem de ano num
bar suíço receberam “com consternação” a notícia de que não foram
realizadas inspeções de segurança entre 2020 e 2025, afirmou um dos seus
advogados
O primeiro-ministro, Luis Montenegro,
reiterou que a participação de militares portugueses numa futura
força de manutenção de paz na Ucrânia só será decidida mais tarde e
apenas se for necessário