Açoriano Oriental
Sulcos de carros de bois são identificados nos Açores para serem atração turística
Mais de duas dezenas de relheiras foram já identificadas na ilha Terceira, Açores, mas há uma proposta na Assembleia Legislativa para alargar a recolha a todas as ilhas e para que o Governo as promova como atração turística.
Sulcos de carros de bois são identificados nos Açores para serem atração turística

Autor: Lusa/AO Online

As relheiras são sulcos deixados na pedra, no caso dos Açores, provocados pela passagem de carros puxados a bois, que durante séculos foram o principal meio de transporte de pessoas e de carga no arquipélago.

As rodas dos carros de bois, normalmente envoltas em aros de ferro, deixaram marcas mais ou menos fundas, consoante a carga que transportavam, causadas pela quantidade de vezes que passaram no mesmo local, seguindo sempre o mesmo trajeto.

Até à década de 1970, era comum encontrar-se carros de bois na ilha Terceira, assim como as relheiras por onde eles passavam, mas atualmente muitas estão cobertas pela vegetação ou enterradas debaixo de caminhos asfaltados.

O grupo parlamentar do CDS-PP apresentou uma proposta na Assembleia Legislativa da Região, atualmente em análise na Comissão de Assuntos Sociais, que defende um inventário de todas as relheiras dos Açores e a criação de um plano para a sua preservação e manutenção, bem como a sua promoção turística.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados