Açoriano Oriental
Rio Ave vence na Póvoa e isola-se na liderança
O Rio Ave ascendeu hoje à liderança isolada da Liga de Honra de futebol, após triunfo na Póvoa de Varzim por 1-0 e beneficiando ainda do empate do Vizela em Freamunde (1-1)
Rio Ave vence na Póvoa e isola-se na liderança

Autor: Lusa/AO
Agora com 26 pontos, mais dois que o segundo classificado Vizela e três que Trofense e Gil Vicente, terceiro e quarto, respectivamente, a equipa de Vila Conde, finalizada que está a 13ª jornada da competição, assume-se em definitivo como candidata à subida.
O golo de Keita, a 12 minutos do final do grande "derby" entre equipas vizinhas, permitiu igualmente à formação de João Eusébio derrotar o Varzim pela primeira vez esta época no seu terreno.
O Vizela, que partiu para o início da ronda na qualidade de líder, não foi além de um empate em Freamunde, esteve em desvantagem no marcador grande parte do jogo e beneficiou da defesa de uma grande penalidade nos últimos instantes de uma polémica partida.
Na Trofa, um golo de Idalécio, aos 71 minutos, desfez a igualdade conseguida pelo Feirense (Barge, aos 64, depois de Pinheiro ter aberto o marcador no primeiro minuto) e manteve a equipa na terceira posição, mais perto do Vizela, e em igualdade pontual com o Gil Vicente.
Os "galos" de Barcelos superaram fora o Penafiel, antepenúltimo classificado, por 3-2, mantendo completamente intactas as aspirações à subida de escalão, depois da despromoção administrativa na sequência do longo "caso Mateus".
Em Aveiro, o Beira-Mar, na quinta posição com 20 pontos, cumpriu com a obrigação de vencer o Portimonense, último classificado, mas apenas na segunda parte enfatizou a superioridade, com golos de Fahel (56 minutos) e Vasco Matos (66).
O Portimonense, com apenas uma vitória na competição, ainda só conseguiu dois pontos na qualidade de visitante.
O Estoril ascendeu à sexta posição, com os mesmos pontos do Beira-Mar, depois de derrotar o Gondomar com golos na segunda parte de Marco Bicho e Dagil, aos 55 e 89 minutos, respectivamente.
A equipa de Tulipa regressou aos triunfos, depois de duas derrotas e um empate, impondo ao Gondomar a sexta derrota, mas a primeira em jogos disputados fora do estádio São Miguel.
Fátima e Olhanense, no Algarve, empataram 1-1 e mantiveram-se igualados na classificação, com 15 pontos, respectivamente nos 10º e 11º postos da tabela da Liga de Honra.
No sábado, o treinador Henrique Nunes estreou-se da melhor forma ao serviço do Desportivo das Aves, conseguindo vencer o Santa Clara nos Açores por 3-2 e sublinhando o mau momento dos açorianos: sete jogos consecutivos sem vitórias.
A formação de Vila das Aves mantém a 14ª posição, com 12 pontos, mais quatro que Penafiel e Portimonense, as duas equipas na zona de despromoção.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados