Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
As suspeitas do Fisco sobre o vice-presidente do BCP Armando Vara e a subida do Orçamento de Estado para a Defesa em 2010 fazem manchete no Correio da Manhã e Diário de Notícias.

Autor: Lusa/AO Online

Num dia em que a mensagem de Natal do primeiro-ministro e a agressão ao Papa merecem pequenas chamadas na maioria da imprensa, o "i" opta por destacar os ganhos dos 10 portugueses mais ricos na bolsa e o Público noticia que o Tribunal Constitucional força a Brisa a pagar a pagar danos de choques com animais na A4.

O Correio da Manhã apresenta como notícia principal que "as mais valias de cem mil euros obtidas [por Armando Vara] estão a ser analisadas pela Administração Fiscal", uma vez que, segundo o jornal, estarão em falta cerca de 20 mil euros de imposto.

A agressão ao Papa, a notícia de que Manuel Alegre está a recolher apoios para uma candidatura presidencial e uma entrevista com o juíz Carlos Alexandre, eleito figura do ano pelo Correio da Manhã, fazem outros dos destaques do jornal.

Aliás, os balanços sobre 2009 são uma constante na imprensa de hoje, com o DN e o Público também a chamarem à capa este tema.

A manchete do Diário de Notícias dá conta de uma reunião entre o ministro da Defesa e os quatro chefes militares da qual saiu a decisão de reforçar o orçamento para o sector no próximo ano, apesar dos esforços de contenção.

O incidente com Bento XVI na véspera de Natal e uma notícia sobre o processo de avalição do juiz de instrução do processo Casa Pia, Rui Teixeira, são outras das chamadas de primeira página do DN, que destaca ainda em título "Sócrates optimista", num eco à mensagem de Natal do primeiro-ministro, proferida na sexta-feira.

O Jornal de Notícias faz manchete com a acusação de homicídio pelo Ministério Público a um ourives que foi alvo de roubo à mão armada por ter disparado e provocado a morte de um dos assaltantes, em Julho, na Trofa.

Além de outra notícia sobre crime, - "Morto pelos ladrões com pancada na cabeça" - o JN destaca também a mensagem do primeiro-ministro, com o título "Sócrates aposta nas obras públicas para criar emprego".

Já o Público, além da notícia sobre a Brisa, noticial igualmente na primeira página que "Sócrates já vê 'sinais claros' de recuperação" e uma entrevista com o treinador de futebol do Inter José Mourinho.

O 'i', para lá do destaque aos ganhos bolsistas em Portugal, dá também conta na primeira página do ataque ao papa na missa do Galo, à mensagem de Natal de José Sócrates e uma notícia sobre o casamento gay: "Esquerda unida. Não vai haver referendo".

O "24 Horas" destaca as prendas que várias figuras públicas receberam neste Natal.

Já os desportivos têm hoje manchetes muito díspares: "O Jogo" destaca uma entrevista com César Peixoto, "A Bola" dá relevo a declarações de outro jogador do Benfica, Di María, enquanto "O Record" recorda 20 anos de histórias do ex-jogador de futebol João Vieira Pinto.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados