Paulo Portas inicia domingo visita ao Canadá

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, lidera a partir de domingo uma comitiva ao Canadá, acompanhado da ministra da Agricultura e Mar, Assunção Cristas, onde terá encontros com ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria.


 

Numa nota enviada à comunicação social, o gabinete de Paulo Portas adianta que os secretários de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, e do Mar, Manuel Pinto de Abreu, integram a comitiva, tal como o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, e administradores desta entidade.

Entre domingo e segunda-feira, está previsto que a delegação portuguesa tenha encontros com os ministros federais do Comércio Internacional e da Indústria, em Otava.

Além disso, haverá ainda um encontro com o presidente da comissão parlamentar do comércio internacional.

Já em Toronto, está agendado um encontro com o ministro das Finanças do Ontário, o luso-descendente Charles Sousa, e a realização do seminário económico sobre "Oportunidades de Negócio Portugal-Canadá", que será encerrado por Paulo Portas e pelo ministro da Cidadania e Comércio Internacional, Michael Chan.

"Este encontro empresarial será uma oportunidade para o Canadá conhecer melhor o momento económico de recuperação que Portugal atravessa e as oportunidades que o país oferece atualmente em termos de investimento. Servirá também de estímulo ao desenvolvimento de parcerias empresariais", refere o gabinete do vice-primeiro-ministro.

"Nesta deslocação, a ministra da Agricultura irá dar continuidade ao Roteiro internacional para captação de investimento que Portugal tem estado a promover junto de países que são exemplos mundiais na área da economia do mar. Portugal tem hoje uma nova Lei de Bases de Ordenamento do Espaço Marítimo e um enquadramento legislativo mais simplificado e amigo dos investidores, sendo um país pioneiro no mundo numa lei deste tipo", adianta.

Na agenda, a ministra Assunção Cristas tem encontros previstos com a ministra das Pescas e Oceanos, Gail Shea, entre outros responsáveis do governo, de empresas e associações canadianas.

"A delegação irá ainda contactar com empresas portuguesas já estabelecidas no Canadá e também com atuais e potenciais investidores canadianos", acrescenta.

Vinte e três empresas integram a missão empresarial, provenientes dos setores agroindustrial e tecnologias de informação, entre outros.

No ano passado, o Canadá foi o 26.º cliente e 37.º fornecedor de Portugal, com um volume do comércio de mercadorias de cerca de 390 milhões de euros. Atualmente, mais de 1.000 empresas nacionais exportam os seus produtos para o Canadá.

Em termos de serviços, as empresas portuguesas exportaram para o Canadá mais de 180 milhões de euros em 2013 e o volume total de serviços prestados entre os dois países somou quase 200 milhões de euros.

"A visita será um estímulo às relações políticas e económicas entre Portugal e o Canadá, múltiplas e de longa data, mas que têm ainda um enorme potencial de crescimento", conclui a nota.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares