Parlamento ucraniano vai ratificar acordo com a UE a 16 de setembro

O Presidente ucraniano, Petro Porochenko, anunciou hoje que o parlamento vai ratificar na próxima terça-feira, dia 16, o histórico acordo de associação assinado com a União Europeia (UE).


A ratificação do acordo político e comercial vai figurar como um “momento histórico” para o país, disse Petro Porochenko.

O chefe de Estado ucraniano disse também esperar garantir um “estatuto especial” junto da NATO durante a sua visita aos Estados Unidos, agendada para a próxima semana.

“Nos próximos dias, vou aos Estados Unidos, onde temos um importante encontro no Congresso norte-americano e [com] o Presidente [Barack Obama] (…) Também temos esperança, num futuro próximo, no estatuto especial para um não-membro da aliança”, afirmou Poroshenko, em inglês, durante um fórum empresarial em Kiev.

Nos últimos cinco meses, combates entre forças ucranianas e separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, interrompidos por um acordo de cessar-fogo anunciado a 05 de setembro, provocaram 2.700 mortos e cerca de um milhão de refugiados e deslocados, segundo a ONU.

PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares