Açoriano Oriental
Órgão da Matriz da Povoação apresentado em janeiro
Após quatro anos em processo de restauro, o Órgão da igreja Matriz da Povoação será apresentado ao público no próximo mês de janeiro. A garantia é dada pelo mestre organeiro Dinarte Machado, que está à frente do projeto de restauração.
Órgão da Matriz da Povoação apresentado em janeiro

Autor: Bruna Ferreira
“Estamos há cerca de duas semanas na Povoação a trabalhar no Órgão e já entrámos na reta final. O instrumento está muito cru. Precisa de ser tocado com muita frequência para se adaptar ao espaço. Agora falta-nos fazer a montagem do segundo teclado e prevejo que no início de 2013 estará pronto a ser inaugurado”.
De acordo com uma nota de imprensa, Dinarte Machado garante que depois de concluída a sua restauração, o Órgão da Igreja Mãe de Deus será o mais completo, do ponto de vista das potencialidades, da ilha de São Miguel, uma mais-valia turística e cultural para a Povoação.
É de salientar que a inauguração do Órgão  está a ser preparada com o protocolo que o acontecimento exige, do qual está previsto um ciclo inaugural. “Isto significa que não é só um concerto, mas sim três: no primeiro, o Órgão será apreciado do ponto de vista concertístico; no segundo o Órgão será visto na vertente de acompanhador e no terceiro concerto o instrumento será apreciado do ponto de vista litúrgico, para o qual foi concebido”.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados