Açoriano Oriental
Liga Portuguesa de Basuqtebol
Lusitânia de fora da Liga Portuguesa de Basquetebol
 A equipa masculina sénior de basquetebol do Lusitânia está de fora da primeira edição da Liga Portuguesa de Basquetebol
Lusitânia de fora da Liga Portuguesa de Basquetebol

Autor: Susete Rodrigues
 A equipa masculina sénior de basquetebol do Lusitânia está de fora da primeira edição da Liga Portuguesa de Basquetebol.

Esta foi uma decisão tomada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, que em comunicado explica as razões do afastamento da equipa da ilha Terceira, sendo que a principal vai para o facto do clube não conseguiu dar resposta a questões básicas relacionadas com a organização da competição.

Segundo o comunicado da Federação Portuguesa de Basquetebol e de acordo com o processo de organização da Liga Portuguesa de Basquetebol, para a principal prova sénior masculina organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol foi estabelecido “um conjunto de requisitos e procedimentos de candidaturas a que se seguiu o processo de organização do calendário desta nova competição”.

Depois de recebida e aceite a candidatura do Lusitânia, o director da Liga Portuguesa de Basquetebol “iniciou contactos com este clube para a definição da calendarização dos jogos a disputar em casa por este clube”, pode-se ler no comunicado.

O mesmo acrescenta ainda que depois de “várias insistências e após um processo que se arrastou desde 20 de Agosto, o Lusitânia não foi capaz de dar resposta ao pedido da Federação Portuguesa de Basquetebol, indicando a calendarização dos seus jogos”.

A este facto acresce ainda a “inexistência de um interlocutor deste clube, com capacidade para dar respostas e garantias quanto ao cumprimento de todos os requisitos da candidatura”, refere o comunicado da FPB.

Face a estes factos, e tendo em atenção a necessidade de concluir atempadamente a organização da Liga Portuguesa de Basquetebol, por forma a “credibilizar todos os participantes na competição, a Federação Portuguesa de Basquetebol tomou a decisão de não admitir a equipa sénior masculina do Lusitânia na LPB, determinando a sua não participação nesta competição, por considerar que este clube não deu resposta a questões básicas relacionadas com a organização da competição, designadamente pela falta de entrega dos horários e indicação do local onde se realizarão os seus jogos e pela falta de um interlocutor do clube que garanta a resposta a um conjunto de questões relacionadas com a sua participação na LPB”.

O comunicado da FPB termina da seguinte forma: “A Federação deseja que o Lusitânia ultrapasse com sucesso os problemas com que se vem debatendo e tão rápido quanto possível venha a dar o seu contributo pleno ao desenvolvimento da modalidade”.

Recorde-se que o Lusitânia, na extinta LCB, até teve excelentes participações em épocas anteriores, tendo sido o seu maior feito a conquista da Taça da Liga de Basquetebol em Janeiro de 2007, um registo que fica para a história.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados