Açoriano Oriental
Governo dos Açores visita Flores e Corvo de terça a sexta-feira
O Governo dos Açores inicia na terça-feira as visitas impostas pelo Estatuto Político-Administrativo da região às ilhas das Flores e do Corvo, durante as quais se reunirá em conselho, fará diversas visitas e inaugurações e receberá a população.
Governo dos Açores visita Flores e Corvo de terça a sexta-feira

Autor: Lusa / AO online

 

A chamada “visita estatutária” às ilhas do grupo ocidental dos Açores começa nas Flores e termina na sexta-feira, no Corvo, reunindo o Conselho do Governo em cada uma delas.

Ao longo destes dois dias, o Governo Regional assinará um contrato com a Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores, para a exploração dos centros de processamento de resíduos e de valorização orgânica por compostagem das duas ilhas.

Tanto nas Flores como no Corvo, os membros do executivo regional voltam a receber todos os habitantes das ilhas que manifestem essa vontade.

Assim, na terça-feira, estarão na escola básica Padre Maurício de Freitas, em Santa Cruz das Flores, a partir das 14:30. No Corvo, o Governo Regional estará na escola básica e secundária Mouzinho da Silveira a partir das 15:30 de quinta-feira para “receber a população” da ilha.

Entre visitas a obras, equipamentos e instituições, haverá também a inauguração, no Corvo, do Caminho da Várzea e do Polidesportivo, “um equipamento que vem colmatar a falta de uma instalação desportiva coberta na ilha e dispõe de condições para receber também iniciativas de natureza sociocultural”, segundo uma nota do Governo açoriano.

Ainda no Corvo, Vasco Cordeiro inaugurará também a “primeira fase do projeto ‘Corvo Sustentável’, que visa dotar a ilha com painéis solares que permitam reduzir a dependência do consumo de gás, cujo abastecimento é dificultado no inverno pelas condições meteorológicas adversas”.

No artigo 87.º, o Estatuto Político-Administrativo dos Açores define as "visitas obrigatórias do Governo Regional", estabelecendo que o executivo "visita cada uma das ilhas da Região pelo menos uma vez por ano" e que "o Conselho do Governo Regional reúne na ilha visitada".

Durante estas visitas, e tal como é habitual, o executivo reunirá com o Conselho de Ilha das Flores e do Corvo.

Os conselhos de ilha são órgãos consultivos que integram os presidentes das câmaras e das assembleias municipais, deputados das assembleias municipais e representantes de associações e movimentos sindicais, empresariais e agrícolas de cada ilha dos Açores.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados