Fernando Andrade assina contrato com o FC Porto por quatro épocas e meia

O avançado brasileiro Fernando Andrade, proveniente do Santa Clara, é o primeiro ‘reforço de inverno’ do FC Porto, tendo assinado um contrato por quatro épocas e meia, anunciou hoje o campeão nacional de futebol no site oficial.



Fernando Andrade, de 25 anos, que rubricou um compromisso até junho de 2023 com o líder destacado da I Liga portuguesa, vai vestir a camisola número 37 dos ‘dragões’ e já estará a partir de hoje à disposição do treinador Sérgio Conceição.

Depois de ter disputado o último jogo pelo Santa Clara na quarta-feira, no qual marcou o único golo da equipa açoriana, de grande penalidade, na derrota por 2-1 na receção ao Tondela, Fernando Andrade chegou ao Porto no dia seguinte, altura em que assinou o contrato com o FC Porto.

O jogador brasileiro, natural de São Paulo, atinge o ponto mais alto da carreira, depois de ter representado no Brasil o São Caetano, Guarani e o Rio Branco e no Japão o Vissel Kobe, antes de chegar a Portugal, em 2015, onde já alinhou no Oriental, Penafiel e Santa Clara.

Fernando Andrade, que esta época marcou quatro golos em 15 jogos pelo clube dos Açores, nono classificado da I Liga, confessou que “jogar no FC Porto é um sonho tornado realidade” e que não teve dúvidas no momento da escolha.

“Desde que cheguei a Portugal, disse a pessoas bem próximas que a minha vontade era jogar no FC Porto, isto há três anos e meio. Hoje, estou a ter essa oportunidade e este é um sonho realizado para mim. Estou muito feliz. A partir do momento em que dei a minha palavra ao presidente não tive qualquer dúvida”, disse o jogador brasileiro.

O novo reforço dos campeões nacionais esclareceu que a admiração pelo emblema portista vem de longe: “Quando estava no Brasil já acompanhava bastante o FC Porto. Lembro-me de ver o Carlos Alberto ser campeão na equipa treinada por José Mourinho. Nunca fui muito próximo dele, mas tenho amigos em comum e lembro-me dele a ser campeão europeu quando eu ainda era pequeno. Essa vontade de jogar aqui, essa ligação ao FC Porto, já vem do Brasil. Não é de agora”, explicou.

Para Fernando Andrade, a entrada no plantel do campeão português é “o maior desafio da carreira”, tendo o avançado prometido muito empenho para alcançar os objetivos do clube.

“Os adeptos podem esperar tudo de mim. Sou um jogador que sempre correu pelo seu clube. Dei sempre o máximo nos clubes por onde passei. Esta é uma grande oportunidade, estou a encarar este desafio como o maior da minha vida e espero aproveitá-lo da melhor maneira. Vou fazer tudo para ser feliz”, frisou.

O brasileiro garantiu ainda que vai fazer tudo para conseguir um lugar na equipa e mostrou-se confiante que isso será possível, pois conhece “bem o futebol português”.


PUB

Premium

A funcionar desde outubro, a Unidade de Hospitalização Domiciliária do Hospital do Divino Espírito Santo já internou 18 doentes em casa, oferecendo cuidados de nível hospitalar no domicílio, com uma equipa multidisciplinar dedicada, menor risco de infeções e quedas, maior conforto para o doente e melhor gestão das camas hospitalares