Autor: Lusa/Ao online
"Acabei de ter uma muito boa conversa telefónica com o Presidente da China, Xi Jinping. Falámos de muitos temas, com destaque para o comércio. Estas discussões avançam bem" estando a ser programados encontros durante o G20, na Argentina, escreveu Donald Trump na rede social Twitter.
"Tivemos também uma boa discussão sobre a Coreia do Norte!", acrescentou.
Os dois países têm estado envolvidos numa discórdia acerca das relações comerciais, com Donald Trump a ameaçar taxar algumas importações.
Na terça-feira, os Estados Unidos anunciaram restrições nas vendas de tecnologia para um fabricante chinês de semicondutores, apontando motivos de segurança nacional, com Washington a tentar travar as ambições da China para o setor tecnológico.
Pequim está a investir milhares de milhões de dólares para formar fabricantes de 'chips', visando tornar o país no líder global nos setores robótica ou inteligência artificial.
Os EUA consideram que a estratégia de Pequim viola os seus compromissos em abrir o mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às firmas domésticas, enquanto as protege da competição externa.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, tinha já anunciado taxas sobre um total de 250 mil milhões de dólares (212 mil milhões de euros) de importações oriundas da China, visando pressionar o país a recuar nos seus planos.