Açoriano Oriental
Comissão Europeia adianta mais 29 ME para a luta contra o Ébola
A Comissão Europeia comprometeu-se a financiar com mais 29 milhões de euros a luta contra o vírus do Ébola, informou esta segunda-feira Bruxelas em comunicado, depois da visita do coordenador europeu aos países africanos mais afetados.
Comissão Europeia adianta mais 29 ME para a luta contra o Ébola

Autor: Lusa/AO Online

 

Dos 29 milhões de euros adicionais, 17 milhões de euros serão para o transporte de ajuda e equipamento para os países afetados, evacuação de trabalhadores de ajuda internacional infetados para a Europa e o envio de profissionais de sáude para os locais, assim como para o reforço dos serviços de saúde locais.

Os restantes 12 milhões serão destinados à ajuda aos países vizinhos dos afetados, para medidas de prevenção.

Este anúncio acontece depois da visita do coordenador da UE contra o Ébola e comissário para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, aos países mais atingidos, juntamente com o Comissário para a Saúde, Vytenis Andriukaitis.

Com este reforço financeiro, a União Europeia aumenta a sua assistência de emergência para 373 milhões de euros, enquanto a contribuição total da UE está próxima de 1100 milhões de euros, segundo a própria Comissão Europeia. Além disto, os Estados-membros enviaram equipamentos e equipas médicas.

Os responsáveis europeus visitaram recentemente os três países mais atingidos por um surto do vírus, Guiné Conacri, Serra Leoa e Libéria, onde discutiram os desafios que se colocam e estiveram ainda com sobreviventes de Ébola e trabalhadores humanitários europeus.

Os procedimentos de rastreio de saída de passageiros que voam para países europeus e os avanços nos desenvolvimentos de tratamentos para o Ébola, inclusivamente da vacina, foram também abordados.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados