Açoriano Oriental
Câmara do Comércio de Angra congratula-se com concurso para privatizar Azores Airlines

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) congratulou-se com o arranque, a partir de 2023, do processo de concurso público internacional para a privatização da Azores Airlines, que considera "fundamental" para a sustentabilidade da empresa.

Câmara do Comércio de Angra congratula-se com concurso para privatizar Azores Airlines

Autor: Lusa/AO Online

O secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, anunciou na segunda-feira que a reestruturação societária da SATA vai ficar concluída no início de dezembro e o concurso público para a privatização da Azores Airlines vai arrancar a 01 de janeiro de 2023.

“Posso anunciar que, logo a partir do dia 01 de janeiro de 2023, iniciaremos o processo de concurso público para alienar a Azores Airlines”, afirmou Duarte Freitas, na Assembleia Regional, na Horta, ilha do Faial, na abertura da discussão do Plano e do Orçamento da região para 2023.

Num comunicado enviado às redações, a direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, sublinha que "a alienação da maioria da participação da região na companhia aérea açoriana era defendida há muitos anos" pela associação empresarial.

"É um passo fundamental para a sustentabilidade da economia açoriana e da empresa", vinca a CCAH.

No entender daquela associação empresarial, "é essencial" que a privatização possa ser "devidamente preparada de forma atempada e com máximo cuidado para que não aconteça algo semelhante ao que se passou aquando de prévias privatizações, como foi o caso do Banco Comercial dos Açores e da Companhia de Seguros Açoreana".

A CCAH defende que deve "ser salvaguardada a identidade da companhia" e "considerada a importância no desenvolvimento do setor do turismo, dada a sua relevância na economia açoriana".

Neste processo, e segundo a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, "é indispensável que a análise seja, sobretudo, técnica e muito cuidada", feita por "uma equipa experiente, composta por elementos com conhecimentos especializados no setor", incluindo o atual conselho de administração da companhia e as autoridades regionais.

A privatização da maioria do capital da Azores Airlines/SATA Internacional (empresa do grupo SATA responsável pelas ligações entre o arquipélago e o exterior) está prevista na proposta de Orçamento dos Açores para 2023.

A proposta de decreto legislativo regional do Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2023 autoriza a “alienação da maioria da participação social indireta” da região na SATA Internacional – Azores Airlines.

O “desinvestimento de uma participação de controlo (51%) na Azores Airlines” está previsto no plano de restruturação da companhia aérea açoriana aprovado em junho pela Comissão Europeia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados