Açoriano Oriental
André Bradford eleito por unanimidade líder da bancada do PS no parlamento dos Açores
O deputado André Bradford, antigo membro do Governo Regional, foi hoje eleito, por unanimidade, presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores
André Bradford eleito por unanimidade líder da bancada do PS no parlamento dos Açores

Autor: LUSA/AO online

O parlamentar socialista, de 45 anos e jornalista de profissão, terá como vice-presidentes, na nova legislatura que hoje começa, Francisco César, Isabel Quinto e José Ávila, que vão assegurar a gestão da maior bancada da assembleia, composta por 30 deputados.

Também hoje, a bancada socialista aprovou, por larga maioria, a recandidatura de Ana Luís à presidência do parlamento, cargo que ocupou nos últimos quatro anos, e também o de Dionísio Faria e Maia para uma das vice-presidências e o de Bárbara Chaves para uma das secretárias da mesa.

Os nomes em causa já tinham sido propostos, no sábado, pelo Secretariado Regional do PS/Açores, na primeira reunião após as eleições legislativas regionais, que o partido ganhou com 46,43% dos votos, o que lhe permitiu renovar a maioria absoluta.

Já na noite de quarta-feira, os deputados do PSD elegeram, também por unanimidade, a direção do seu grupo parlamentar, que continuará a ser presidida por António Marinho e terá como vice-presidentes Luís Maurício e Luís Rendeiro.

António Marinho, 60 anos, economista de formação, irá manter-se na liderança da bancada social-democrata, mas apenas até às próximas eleições diretas do PSD, agendadas para 19 de dezembro.

A recondução da direção da bancada social-democrata foi proposta pelo líder regional do partido, Duarte Freitas, reeleito deputado.

Segundo fonte parlamentar, o presidente do PSD/Açores entende que “não deve condicionar a próxima liderança do partido” que, em devida altura, deverá escolher a composição do grupo parlamentar.

A bancada do PSD vai ainda propor, para uma das vice-presidências do parlamento dos Açores, o nome de Luís Garcia, e, para secretário da mesa, Jorge Alves Jorge.

Já a deputada do Bloco de Esquerda Zuraida Soares vai liderar a bancada deste partido na Assembleia Legislativa dos Açores, agora composta por dois deputados, enquanto o grupo parlamentar do CDS-PP, que conquistou quatro mandatos, deverá continuar a ser presidido por Artur Lima, líder regional dos centristas.

O parlamento dos Açores tem 57 deputados (30 do PS, 19 do PSD, quatro do CDS-PP, dois do BE, um do PCP e um do PPM).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados