Açoriano Oriental
Escola
EBS das Lajes do Pico

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Cidadania: Um Caminho para a Sustentabilidade!”


2020-03-02_11-00-34 (1)

Estão a decorrer, entre 2 e 20 de março, as IX Jornadas Interdisciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. No passado dia 2 de março, realizou-se a sessão de abertura que contou com a presença do Exmo. Sr. Diretor Regional da Educação, Rodrigo Reis. Desde o seu nascimento em 1996, as jornadas pautam-se pela sua atualidade, pertinência, diversidade e qualidade, sendo já uma tradição de grande importância para esta comunidade educativa.

Dentro do contexto em que se insere, a EBS das Lajes do Pico elegeu o tema “Cidadania: um caminho para a sustentabilidade!”. Pretende-se que seja um encontro para a reflexão, partilha e debate sobre a escola, a sua posição local e global e que permita dotar os participantes de ferramentas que possibilitem a adaptação a um desenvolvimento mais sustentável e a uma cidadania mais empenhada. Um espaço de natureza diversificada, assente numa lógica interdisciplinar e de integração de saberes, onde as temáticas trabalhadas pretendem realçar o trabalho que se tem desenvolvido na escola.

Serão três semanas de atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, não esquecendo o pessoal docente e não docente e toda a comunidade educativa. Não podíamos deixar de destacar a presença das escritoras Goretti Pina e Flávia Medeiros, bem como as responsáveis pelo projeto Canta Comigo, Leio Contigo, Anabela Cura e Alda Fernandes.

Segundo as palavras do Sr. Presidente do Conselho Executivo, Rafael Pereira, ambiciona-se uma escola que se imponha pelo prestígio, brio profissional e generosidade dos seus professores, que se afirme pela eficácia do seu ensino, que se faça respeitar pela nobreza e dignidade dos seus valores, que inscreva no tempo uma história de êxitos e de recordações tais, que vocês alunos de hoje, pais de amanhã, aqui voltem com os vossos filhos, porque o tempo que aqui passaram foi um tempo de boa memória, que de facto deixou marcas e enraizou conceitos, condutas e formas de estar que levaram cada um a compreender o significado da sua existência e a ter consciência de que todos somos igualmente importantes na construção de um mundo melhor.

Pretende-se com estas IX Jornadas proporcionar aos alunos, professores, pessoal não docente, pais e famílias uma reflexão alargada, numa região que dependerá em grande medida no futuro daquilo que se consiga fazer nesta escola todos os dias, capacitando-a de facto para formar “Pessoas com sucesso(s), numa escola de sucesso(s): um futuro melhor.”

AO Escolas

A felicidade aos olhos dos mais novos…
No final do ano letivo, as crianças de 8 e 9 anos de idade, do 3.º ano da EB1/JI do Ramalho, revelam o que para eles é a felicidade e onde a encontram.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia
Projecto iCulture (Erasmus+) leva alunos da EBS da Povoação à Noruega
Os alunos Afonso Nazaré, Bianca Botelho e Vergílio Resendes, do 11.º A, e as professoras Carla Moreira e Cláudia Rosa representaram a EBS da Povoação na mobilidade à cidade de Levanger, na Noruega, entre 30 de Maio e 3 de Junho, mobilidade prevista no projecto iCulture, financiado pelo programa Erasmus+.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
4.ª Edição Desafio Kahoot Cultura Geral dos Açores
Nos dias 8 e 9 de junho, Ponta Delgada recebeu alunos de todas as ilhas do Arquipélago para disputarem entre si a final regional da 4.ª Edição do Desafio Kahoot de Cultura Geral dos Açores.
 
Escola Básica Integrada Canto da Maia

Notícias AO

Mercado da Graça vai custar mais meio milhão
"Mercado da Graça vai custar mais meio milhão" é a manchete da edição desta quarta-feira do Açoriano Oriental.
 
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais no combate na serra da Estrela
Doze meios aéreos e mais de 1.250 operacionais estão na tarde desta terça-feira a combater o incêndio que lavra na serra da Estrela, segundo o ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
 
Governo dos Açores atribui 816 mil euros aos centros de ciência
A Direção da Ciência e Tecnologia dos Açores atribuiu, este ano, um apoio de 816 mil euros aos centros de ciência da região, anunciou o Governo Regional.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados