Açoriano Oriental
Escola
EBS das Lajes do Pico

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Cidadania: Um Caminho para a Sustentabilidade!”


2020-03-02_11-00-34 (1)

Estão a decorrer, entre 2 e 20 de março, as IX Jornadas Interdisciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. No passado dia 2 de março, realizou-se a sessão de abertura que contou com a presença do Exmo. Sr. Diretor Regional da Educação, Rodrigo Reis. Desde o seu nascimento em 1996, as jornadas pautam-se pela sua atualidade, pertinência, diversidade e qualidade, sendo já uma tradição de grande importância para esta comunidade educativa.

Dentro do contexto em que se insere, a EBS das Lajes do Pico elegeu o tema “Cidadania: um caminho para a sustentabilidade!”. Pretende-se que seja um encontro para a reflexão, partilha e debate sobre a escola, a sua posição local e global e que permita dotar os participantes de ferramentas que possibilitem a adaptação a um desenvolvimento mais sustentável e a uma cidadania mais empenhada. Um espaço de natureza diversificada, assente numa lógica interdisciplinar e de integração de saberes, onde as temáticas trabalhadas pretendem realçar o trabalho que se tem desenvolvido na escola.

Serão três semanas de atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, não esquecendo o pessoal docente e não docente e toda a comunidade educativa. Não podíamos deixar de destacar a presença das escritoras Goretti Pina e Flávia Medeiros, bem como as responsáveis pelo projeto Canta Comigo, Leio Contigo, Anabela Cura e Alda Fernandes.

Segundo as palavras do Sr. Presidente do Conselho Executivo, Rafael Pereira, ambiciona-se uma escola que se imponha pelo prestígio, brio profissional e generosidade dos seus professores, que se afirme pela eficácia do seu ensino, que se faça respeitar pela nobreza e dignidade dos seus valores, que inscreva no tempo uma história de êxitos e de recordações tais, que vocês alunos de hoje, pais de amanhã, aqui voltem com os vossos filhos, porque o tempo que aqui passaram foi um tempo de boa memória, que de facto deixou marcas e enraizou conceitos, condutas e formas de estar que levaram cada um a compreender o significado da sua existência e a ter consciência de que todos somos igualmente importantes na construção de um mundo melhor.

Pretende-se com estas IX Jornadas proporcionar aos alunos, professores, pessoal não docente, pais e famílias uma reflexão alargada, numa região que dependerá em grande medida no futuro daquilo que se consiga fazer nesta escola todos os dias, capacitando-a de facto para formar “Pessoas com sucesso(s), numa escola de sucesso(s): um futuro melhor.”

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

PCP pede que se retome "esperança em Abril" e critica quem "tudo faz para destruir conquistas"
O secretário-geral do PCP criticou hoje uma minoria “que tudo fez e faz para destruir conquistas e recuperar o poder perdido”, procurando “falsificar e reescrever a história”, e pediu que se retome "a esperança em Abril".
 
Tavares lembra “a mais bela revolução do século XX” e pede “país cheio de desejos de objeto político”
O porta-voz do Livre lembrou esta quinta feira o 25 de Abril de 1974 como a “mais bela revolução do século XX”, data que considerou única, apelando a um país “cheio de desejos de objeto político” contra os inimigos da revolução.
 
OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens
Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou hoje o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados