Açoriano Oriental
Escola
EBS das Lajes do Pico

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

“Cidadania: Um Caminho para a Sustentabilidade!”


2020-03-02_11-00-34 (1)

Estão a decorrer, entre 2 e 20 de março, as IX Jornadas Interdisciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico. No passado dia 2 de março, realizou-se a sessão de abertura que contou com a presença do Exmo. Sr. Diretor Regional da Educação, Rodrigo Reis. Desde o seu nascimento em 1996, as jornadas pautam-se pela sua atualidade, pertinência, diversidade e qualidade, sendo já uma tradição de grande importância para esta comunidade educativa.

Dentro do contexto em que se insere, a EBS das Lajes do Pico elegeu o tema “Cidadania: um caminho para a sustentabilidade!”. Pretende-se que seja um encontro para a reflexão, partilha e debate sobre a escola, a sua posição local e global e que permita dotar os participantes de ferramentas que possibilitem a adaptação a um desenvolvimento mais sustentável e a uma cidadania mais empenhada. Um espaço de natureza diversificada, assente numa lógica interdisciplinar e de integração de saberes, onde as temáticas trabalhadas pretendem realçar o trabalho que se tem desenvolvido na escola.

Serão três semanas de atividades destinadas a todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, não esquecendo o pessoal docente e não docente e toda a comunidade educativa. Não podíamos deixar de destacar a presença das escritoras Goretti Pina e Flávia Medeiros, bem como as responsáveis pelo projeto Canta Comigo, Leio Contigo, Anabela Cura e Alda Fernandes.

Segundo as palavras do Sr. Presidente do Conselho Executivo, Rafael Pereira, ambiciona-se uma escola que se imponha pelo prestígio, brio profissional e generosidade dos seus professores, que se afirme pela eficácia do seu ensino, que se faça respeitar pela nobreza e dignidade dos seus valores, que inscreva no tempo uma história de êxitos e de recordações tais, que vocês alunos de hoje, pais de amanhã, aqui voltem com os vossos filhos, porque o tempo que aqui passaram foi um tempo de boa memória, que de facto deixou marcas e enraizou conceitos, condutas e formas de estar que levaram cada um a compreender o significado da sua existência e a ter consciência de que todos somos igualmente importantes na construção de um mundo melhor.

Pretende-se com estas IX Jornadas proporcionar aos alunos, professores, pessoal não docente, pais e famílias uma reflexão alargada, numa região que dependerá em grande medida no futuro daquilo que se consiga fazer nesta escola todos os dias, capacitando-a de facto para formar “Pessoas com sucesso(s), numa escola de sucesso(s): um futuro melhor.”

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Aprovado regulamento para indemnizar comerciantes do Mercado da Graça
A Câmara Municipal de Ponta Delgada, nos Açores, aprovou por unanimidade o projeto de regulamento para indemnizar os comerciantes do Mercado da Graça pelos prejuízos causados pelo atraso da obra de remodelação do espaço.
 
Áreas marinhas protegidas dos Açores dividem especialistas e associações
A pressa em fazer aprovar a proposta de aumento para 30% das áreas marinhas protegidas nos Açores está a dividir especialistas e associações ligadas às atividades náuticas, que foram ouvidas pelo parlamento açoriano.
 
Família vai apresentar queixa ao MP por condições de captura e encarceramento de recluso
Mãe do recluso que fraturou o pé e foi capturado após fuga da cadeia de Ponta Delgada diz serem “desumanas” as condições em que o filho se encontra e levanta suspeitas sobre uma possível agressão na altura da captura. Direção da cadeia desconhece situação, mas garante averiguar
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados