Açoriano Oriental
Um convite a férias seguras com a natureza e cultura no roteiro

O município da Ribeira Grande desenhou um roteiro turístico a pensar nos seus visitantes que promete atender a vários gostos e faixas etárias. Visite ou recorde antecipadamente os seus principais atrativos turísticos e tire notas para uma ‘escapadinha’ segura à cidade nortenha


Autor: Concelho@Concelho

A Ribeira Grande acaba de celebrar o 39.º aniversário de elevação a cidade e chama a si a missão de assegurar que o concelho tem condições de segurança e qualidade para acolher qualquer que seja o visitante.

A cidade nortenha continua interessada em receber o turismo interno e estruturou as variadas áreas que compõem o seu tecido económico e social com o know-how necessário para que possa visitar tranquilamente o concelho ou mesmo fazer férias seguras em tempo de coronavírus.

Dúvidas houvesse quanto ao ambiente confiável da cidade nortenha para receber pessoas e rapidamente as notícias de investimento no setor turístico serviriam para as rebater. Neste momento, a Câmara Municipal da Ribeira Grande tem mais de uma dezena de projetos em apreciação num valor global de investimento que ronda os 100 milhões de euros e a perspetiva é a de que estejam concretizados a curto / médio prazo.

Entre 2010 e 2018 (principalmente a partir de 2015), a cidade potenciou e viu aumentado o número de unidades de alojamento turística de duas para 16, o que representa um crescimento na ordem dos 800 por cento. Portanto, opções não lhe irão faltar se se decidir por uma ‘escapadinha’ até à Ribeira Grande.

O município orgulha-se ainda de apresentar uma oferta variada, dinâmica e muito significativa de atividades de lazer e culturais. Mas se o seu objetivo passa fundamentalmente por conhecer o legado histórico ou fruir das belezas naturais da Ribeira Grande também não tem por que se preocupar. A oferta é diversificada e há um roteiro pensado para a sua segurança e descontração.

 
Revisitar atrativos turísticos em época alta

Os ex-libris da ilha de São Miguel estarão seguramente menos concorridos do que nos últimos cinco anos, período que, recorde-se, sucedeu à liberalização do espaço aéreo dos Açores, tendo o arquipélago registado números recorde de afluência turística.

Por entre as condicionantes do momento pandémico e toda a prudência que deve acompanhá-lo, talvez possa aproveitar a janela de oportunidade e este tempo de menor procura externa, para gozar ou voltar a desfrutar - pelo menos, de uma forma mais unilateral e contemplativa – dos principais pontos de atração turísticos da Ribeira Grande.

As Caldeiras da Ribeira Grande, as poças termais do Monumento Natural da Caldeira Velha e as lagoas do Fogo e de São Brás, também têm saudades de si. Entre visitas, aproveite para tomar um chá nas fábricas da Gorreana e Porto Formoso, com o olhar repousado na mais antiga e única plantação de chá da Europa.
‘Desconfinar’ em plena comunhão com a natureza

Já cheira a férias e mesmo que assim não seja para si, não há porque não aproveitar os revigorantes trilhos pedestres que a Ribeira Grande tem para oferecer nos agradáveis dias que se avizinham e que o verão sempre garante.

A rede no concelho é extensa e abre o convite a que se percorram as respetivas áreas naturais, rurais e trilhos interpretativos, com cascatas, mar e paisagens verdejantes a servirem de pano de fundo.  

É tempo de vingar um pouco a crise sanitária e nada melhor do que usar a natureza para fazê-lo em segurança. Se está sem ideias, permita-nos as seguintes sugestões: trilho do Pico Queimado (Santa Bárbara), Ladeira da Velha (Porto Formoso), Rota do Chá (Gorreana e Porto Formoso), trilho da Barquinha (Lomba da Maia, onde pode aproveitar para retemperar forças na praticamente selvagem praia da Viola), trilho de Moinho do Félix (Lomba de São Pedro) ou o trilho do Cintrão (Ribeirinha) onde pode desfrutar de uma subida ao farol do Cintrão e desfrutar de uma vista única sobre a costa norte a nascente e poente.

Não deixe, entretanto, de conhecer os demais trilhos da cidade nortenha – constatará que valem igualmente a pena. E se é praticante de downhill, saiba que a pista da Bandeirinha tem estado à sua espera. O trilho é de dificuldade intermédia a avançada e vai pô-lo à prova com saltos, drops e rock gardens.

Que mais há de desporto na ‘capital do surf’?

A Ribeira Grande é atualmente considerada a ‘capital do surf’ dos Açores, muito por força das condições excecionais e privilegiadas que apresenta para a prática do desporto. A cidade está virada a norte e não é invulgar ver-se a elite mundial do surf competir nas praias do Monte Verde e Santa Bárbara.

Mas não tem de ser um profissional da modalidade ou ambicionar concorrer numa etapa de um circuito mundial de surf para ‘rasgar’ umas ondas no areal de Santa Bárbara. A praia, que conta com bons acessos, dispõe de escolas de surf e de bodyboard, através das quais poderá receber os melhores conselhos e equipamentos antes de se lançar à água amena, que oscila entre os 20 e os 24ºC.

Mais a montante, tanto na ribeira que deu nome à cidade como em outros locais do concelho, o canyoning também se junta à oferta desportiva ribeiragrandense. Destaque para a zona das Lombadas - que se mostra aos mais aventureiros com uma imponente cascata e nascentes de água férrea –, mas também para o Salto do Cabrito e Ribeira dos Limes, ambos percursos mais adequados para principiantes.

Se não está para se molhar, não há problema. Na Ribeira Grande, não só lhe aguardam cenários fantásticos para um bom passeio a cavalo, como alguns dos melhores spots de descolagem e aterragem para praticantes de parapente.

Zonas balneares e praias seguras

A praia de Santa Bárbara, praia dos Moinhos (Porto Formoso) e a zona balnear das Calhetas voltam a hastear a Bandeira Azul este ano, numa época balnear que arrancou tarde, fruto dos efeitos da pandemia.

O surto do Covid-19 obrigou a autarquia à implementação de várias medidas para salvaguardar a segurança dos banhistas na praia de Santa Bárbara, as mais substanciais prendendo-se com o reforço do número de nadadores-salvadores e alargamento do respetivo horário de vigilância. Na mesma lógica de ação, a Câmara da Ribeira Grande garantiu vigilância na praia do Monte Verde, na praia da Viola e na praia do Calhau da Maia aos fins-de-semana.

Sempre que quiser consultar a lotação das praias deverá aceder ao sítio online Spot Azores.

Restauração apostada no selo ‘Covid Free’

Da cozinha típica à culinária mais contemporânea, a gastronomia ribeira-grandense tem-lhe guardado um sem número de opções. Os agentes da restauração, esses, criaram condições para que os estabelecimentos cumprissem com as recomendações da autoridade de saúde, nomeadamente no que toca a critérios de lotação, higienização e regras de distanciamento.

Foram, aliás, largas as dezenas de proprietários de restaurantes que solicitaram auditoria com vista à obtenção e ostentação do selo ‘Covid Free’, uma certificação que atesta a salubridade, higienização e segurança das respetivas instalações comerciais.

Prove os queijos, enchidos, doces e licores de fabrico local. Deguste a carne, ou faça um cozido nas caldeiras, e não deixe passar a oportunidade para saborear o peixe e o marisco frescos, bandeiras da boa restauração da cidade nortenha.

Viva o concelho em Realidade Aumentada

Se descarregar a App – Ribeira Grande Município vai poder viver a cidade nortenha de uma forma muito particular: em Realidade Aumentada.
A aplicação móvel tem concentrada toda a informação sobre o concelho e proporciona, a quem o visita, uma agradável interação entre o ambiente físico e o mundo virtual, fornecendo informações sobre locais a visitar, onde permanecer e onde comer.

Integra ainda um espaço de promoção da agenda cultural do município e disponibiliza contactos úteis como farmácias de serviço e polícia.
Através da app passa igualmente a ser mais fácil aos munícipes a submissão de ocorrências; enviar a leitura ou consultar a faturação da água; receber notificações ‘push’ sobre alertas meteorológicos e da proteção civil.

Visite o passado com os olhos postos no futuro

A memória cultural que se conserva nos museus do centro histórico da Ribeira Grande apresenta-se a todos os seus visitantes com contornos de futuro. E porquê?

Desde 2019 que o projeto museológico ribeira-grandense passou a contemplar o Museum Hunter, uma aplicação móvel e um jogo desenvolvido para todas as idades que o vai convidar a explorar a rede de Museus da cidade nortenha através das tecnologias de Realidade Aumentada e Geolocalização.

Com o objetivo de proporcionar uma experiência divertida e igualmente esclarecedora das particularidades históricas do Museu Municipal da Ribeira Grande, do Museu Vivo do Franciscanismo, do Museu da Emigração e também da Casa do Arcano, este jogo para dispositivos móveis apresenta-se como uma caderneta de cromos digital.

Descarregue gratuitamente o Museum Hunter na App Store ou na Google Play Store e interprete enigmas enquanto percorre o interior destes quatro museus ao encontro de figuras e objetos históricos que pontuaram o passado da segunda maior cidade da ilha de São Miguel.

Depois, aponte a câmara do seu dispositivo móvel na direção dos artefactos para os quais as pistas o conduziram e veja animações em realidade aumentada surgirem como forma de anunciar a missão bem-sucedida e o desbloquear de mais um cromo.

Completou a caderneta, mas ainda tem vontade de conhecer mais acerca do projeto museológico ribeiragrandense? Não deixe de visitar Museu Local do Pico da Pedra e o Museu do Tabaco da Maia. Sabia que a Fábrica de Tabaco da Maia - hoje museu - laborou entre 1871 e 1988 e é considerada uma das mais antigas de São Miguel?

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados