Açoriano Oriental
Cidade mais jovem do país quer continuar a crescer

Ribeira Grande é a cidade portuguesa onde mais crianças nascem por cada mil habitantes e pretende manter políticas em áreas estratégicas de desenvolvimento do concelho para contornar os efeitos económicos da Covid 19


Autor: Concelho@Concelho

Com 32 755 habitantes, a Ribeira Grande é atualmente o concelho mais jovem do país. Significa isto que é a cidade portuguesa onde mais crianças nascem por cada mil indivíduos (12) e na qual um quinto da população ativa (entre os 15 e os 64 anos, leia-se) apresenta menos de 25 anos.

Segundo os dados recentemente divulgados pela Pordata, entre 2010 e 2018, a população ribeiragrandense cresceu cerca de 800 indivíduos, sendo que 20 por cento desse total diz respeito a jovens com menos de 15 anos.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande tem, por isso, investido em políticas dirigidas aos mais jovens, várias a incidir ao nível da formação académica e profissional. Por outro lado, fez questão de aumentar a oferta cultural e desportiva no município, como forma de promover um pensamento cada vez mais poliédrico e hábitos de vida saudáveis junto da franja mais jovem.

Essa mesma realidade reflete-se nos números, com os indicadores da Pordata a evidenciarem que 12 por cento das despesas da autarquia destinaram-se à cultura e desporto, uma percentagem que representa o dobro do investimento camarário por comparação a 2010.

Outro dado curioso divulgado pelo projeto de base de dados e estatísticas está relacionado com o baixo índice de envelhecimento do concelho: é de apenas 42 idosos por cada 100 jovens, menos 112 idosos do que a média nacional.

A autarquia tem apostado forte na área da cultura e, até então, soube colher os frutos da procura turística pelos Açores, tendo desenvolvido um plano estratégico para abraçar as oportunidades subjacentes, de mãos dadas com os agentes privados.

No entanto, a atenção do município não recaiu apenas no setor turístico, e foram lançadas medidas em prol da promoção e captação de investimentos, empresas e empreendedores para o concelho, apostando também na requalificação e dinamização do mercado municipal como forma de ali se poderem instalar outros negócios, paralelamente à venda de frutas, legumes e outros produtos biológicos, ao fim de semana.

Não obstante as consequências económicas do novo coronavírus, o clima de investimento na cidade mantém-se. A autarquia - já com o compromisso de potenciar e modernizar as zonas industriais. tem visto o Parque Industrial da Ribeira Grande receber investimentos privados e está a desenvolver ações para que o mesmo possa verificar-se no parque localizado em Rabo de Peixe.

De acordo com a Pordata, o concelho reúne mais 250 empresas não financeiras do que registava em 2010.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados