Açoriano Oriental
Câmara de Angra melhora saldo financeiro para 2 ME

Angra do Heroísmo apresentava em 2018 quase cinco vezes mais unidades turísticas do que em 2010. A Câmara Municipal cortou na despesa e, em oito anos, passou de um saldo financeiro positivo de 63 mil euros para mais de dois milhões de euros

Câmara de Angra melhora saldo financeiro para 2 ME

Autor: Concelho@concelho

Em outubro do ano passado, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, assinalava em Angra do Heroísmo que, entre 2012 e 2018, a Terceira tinha sido a ilha açoriana que mais havia crescido nas dormidas totais, reduzido a taxa de sazonalidade e evidenciado o maior crescimento quanto à taxa de ocupação na hotelaria tradicional.

Na altura, aquando de uma visita do Governo Regional à ilha lilás, o líder açoriano detalhou que o crescimento do número de dormidas registados nesta ilha foi de 183 por cento quase três vezes mais do que aquelas que se registaram há seis anos.

Ora, a tendência de crescimento e o aumento da procura turística despoletou a necessidade de se criar mais e melhor oferta ao nível do alojamento turístico. É, por isso, natural que se olharmos aos mais recentes dados estatísticos da Pordata possamos constatar que o número de unidades preparadas para receber turistas em Angra tenham crescido de 8, em 2010, para 36, em 2018.

E esse indicador, que representa um aumento de 450 por cento de unidades turísticas no município em oito anos, não comporta sequer os números do último ano, como se sabe de forte investimento no setor turístico, sobretudo ao nível da criação de alojamento.

Traduzido em miúdos, isto significa que aquele local que andava a ‘namorar’ para passar umas férias, é bem capaz de estar mais disponível agora, já que o caudal turístico que observámos em 2019 não será com certeza o mesmo este ano.

Mas não foi apenas o número de alojamentos que cresceu na cidade declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco. Segundo o projeto de base de dados e estatística, o saldo financeiro positivo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo também melhorou sobremaneira se o compararmos com o de 2010. Para que se tenha uma ideia, o resultado financeiro da autarquia angrense em 2018 foi de mais de 2 milhões de euros, quando em 2010 havia sido de 63 mil euros.

Outros dados interessantes que o retrato da Prodata vem mostrar, é o de que em 2018 o município registava mais 657 empresas não financeiras e uma diminuição considerável da criminalidade – a média dos crimes registados pelas polícias por cada mil habitantes desceu de de 37, 8 para 29,9 ao longo dos últimos anos.
Ainda segundo o mesmo quadro-resumo, em 2019, Angra do Heroísmo apresentava 123 idosos por cada 100 jovens, menos 35 jovens do que a média nacional.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados