Açoriano Oriental
Confederação Europeia de Sindicatos apela para "mão leve" de Bruxelas
A Confederação Europeia de Sindicatos (CES) apelou hoje à Comissão Europeia para não impor "sanções pesadas" a Portugal e Espanha e evitar o congelamento dos fundos estruturais, no âmbito do procedimento por défice excessivo

Autor: LUSA/AO online

"Peço à Comissão para não impor sanções pesadas a Portugal e a Espanha e para não congelar os fundos" da União Europeia (UE), disse a secretária-geral adjunta da CES Veronica Nilsson, em comunicado.

"Numa altura em que há recuperação lenta e dolorosa, aplicar multas pesadas seria uma irresponsabilidade", considerou Nilsson.

"Para além do óbvio absurdo que é multar um país por alegadamente gastar demasiado dinheiro, multas altas irão atingir o crescimento, o emprego e os serviços públicos em dois países já em dificuldades", defendeu.

O Conselho de ministros das Finanças da UE (Conselho Ecofin) confirmou hoje o desencadeamento de processos de sanções a Portugal e Espanha devido à "ausência de medidas eficazes" para a correção dos respetivos défices excessivos nos prazos estipulados, decisão que o ministro voltou a considerar "injustificada e contraproducente".

A Comissão tem agora 20 dias para propor o montante das multas, que podem ir até 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB). Portugal e Espanha, por seu turno, têm um prazo de 10 dias a contar a partir de hoje para apresentar os seus argumentos com vista a uma redução da multa, que, de acordo com as regras europeias, pode ser reduzida mesmo até zero, o que é agora o objetivo dos Governos português e espanhol, como já admitiram em Bruxelas os respetivos ministros das Finanças.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados