O AÇORIANO ORIENTAL é um jornal diário de informação regional, regido por critérios de rigor e criatividade editorial, totalmente independente de poderes ideológicos, políticos ou económicos.

O AÇORIANO ORIENTAL segue as normas de um passado jornalístico de mérito reconhecido e persegue o ideal europeu de um jornalismo exigente, em que não têm lugar, nem o sensacionalismo, nem a exploração mercantil de todas as matérias informativas.

O AÇORIANO ORIENTAL aposta numa informação diversificada, assente na diversidade das realidades regionais açorianas, sem perder de vista os espaços universais em que as mesmas estão inseridas. Esta aposta é feita em consonância com os vários campos de atividade correspondentes às motivações e interesses dos diferentes públicos.

O AÇORIANO ORIENTAL entende que as novas possibilidades técnicas da informação obrigam ao exercício de um jornalismo eficaz numa permanente interatividade com os leitores.

O AÇORIANO ORIENTAL considera que a existência de uma opinião pública informada é a base essencial para o exercício dinâmico da democracia, motora de uma sociedade aberta, que não se esgota em fronteiras regionais, com capacidade para participar nos movimentos globais de comunicação e opinião.

O AÇORIANO ORIENTAL estimula - e participa – o debate das grandes questões que se colocam á sociedade açoriana na perspetiva da construção de um espaço europeu capaz de respeitar, e apoiar, os interesses específicos das suas ultra periferias.

O AÇORIANO ORIENTAL tem como único limite o direito aos espaço privado dos cidadãos e trabalha pela conquista diária do reconhecimento da sua credibilidade.

O AÇORIANO ORIENTAL assume o compromisso de assegurar o respeito pelos principios deontológicos da imprensa e a ética profissional dos jornalistas assim como de não iludir a boa fé dos leitores. A publicação anual do Estatuto Editorial deste jornal, fundado em 1835, por Manuel António de Vasconcelos é feita em cumprimento de disposição legal. Açoriano Oriental, nº15268 de 11 de fevereiro de 2005.

Diário de Notícias Dinheiro Vivo Jornal de Notícias Notícias Magazine O Jogo TSF Volta ao Mundo Açoriano Oriental DN Madeira Jornal do Fundão