Açoriano Oriental
Vaticano distribuiu 1,5 milhões de euros em ajudas no ano passado
A Esmolaria Apostólica, serviço do Vaticano de apoio aos mais pobres, distribuiu ajudas no valor de 1,5 milhões de euros no ano passado, o que representa um aumento de 25% no período de um ano, foi hoje anunciado.
Vaticano distribuiu 1,5 milhões de euros em ajudas no ano passado

Autor: Lusa/AO Online

Estas ajudas são doadas a associações caritativas que as redistribuem para sem-abrigo, refugiados, detidos, estudantes estrangeiros, doentes ou idosos.

São também concedidas a pessoas individuais (oito mil em 2014) que apresentem um atestado de uma paróquia, ou a comunidades de religiosos.

Todas estas ajudas são, em geral, modestas porque a Esmolaria quer beneficiar o maior número possível de pessoas, explicou o padre Diego Giovanni Ravelli, responsável deste serviço dirigido pelo prelado polaco Konrad Krajewski.

Desde a eleição de Francisco, as iniciativas originais multiplicaram-se. Krajewski instalou duches grauitos e um cabeleireiro junto às colunatas de Bernini, na praça de São Pedro, e distribuiu centenas de chapéus de chuva e sacos-camas aos sem-abrigo.

Para conseguir mais fundos, o papa realizou um leilão com as ofertas recebidas nas visitas de chefes de Estado.

Cerca de 150 sem-abrigo foram recentemente convidados a fazer uma visita privada à Capela Sistina, onde o papa se deslocou para os cumprimentar.

No feriado da Ascenção, a 14 de maio, vai realizar-se um concerto solidário de música clássica, na sala Paulo VI, sob o patrocínio da Esmolaria Apostólica e outras organizações vaticanas.

"Nos lugares de honra nas primeiras filas, normalmente reservados às personalidades públicas, estarão os pobres de Roma", convidados através de várias organizações caritativas, anunciou Ravelli.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados