Açoriano Oriental
Vasco Cordeiro destaca aposta na educação
O candidato socialista à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, prestou esta noite uma homenagem aos valores da República, destacando a aposta na educação para contrariar o "desvario" provocado no setor pelo governo nacional
Vasco Cordeiro destaca aposta na educação

Autor: Lusa / AO online

 

“Neste dia 5 de outubro em que celebramos a Implantação da República, que alguns querem remeter para as sombras do esquecimento, é uma homenagem que fazemos a aposta num setor fundamental para ganhar o futuro, a educação”, afirmou Vasco Cordeiro, num comício na Escola Básica e Secundária da Povoação, em S. Miguel.

Vasco Cordeiro frisou que existe “uma via açoriana que marca a diferença face ao desvario que grassa, fruto da atuação do Governo da República”, acrescentando que, “quando no país se tenta menorizar a importância da autonomia e da gestão democrática das escolas”, um futuro governo liderado por si vai garantir estes valores.

O candidato socialista defendeu ainda a “importância de que se reveste o papel dos professores para o futuro dos Açores”, assumindo o compromisso de “desburocratizar” a função dos docentes, criando condições para que possam “exercer a função para a qual foram formados”.

A melhoria da articulação entre o ensino regular e profissional foi outro compromisso assumido perante as centenas de pessoas que encheram o pavilhão da EBS da Povoação, reafirmando a intenção de estabelecer uma “plataforma de entendimento” com todos os intervenientes do setor até ao final do terceiro trimestre de 2013 para que a educação possa ter “estabilidade”.

Nesta homenagem à República, o candidato socialista destacou também o valor da renovação, recordando que a sua candidatura “chama uma nova geração para a linha de combate”, que se traduz numa renovação de “80 por cento nos cabeças de lista e de 70 por cento nas listas”.

Relativamente ao concelho da Povoação, Vasco Cordeiro destacou a importância das acessibilidades, assumindo o compromisso de melhorar a estrada regional entre as Furnas e a Povoação e entre a Povoação e o Nordeste, assegurando ainda que, caso assuma a presidência do executivo nas eleições de 14 de outubro, pretende melhorar as condições de operacionalidade e segurança do Porto de Pesca da Ribeira Quente.

“O tempo urge e há muito para fazer. O povo açoriano tem que assumir que os Açores não podem voltar para trás, têm que seguir em frente”, afirmou Vasco Cordeiro, considerando que a “sala a abarrotar” que o recebeu na Povoação “é mais um passo na concretização deste projeto de futuro para os Açores”.

Para o candidato socialista, “esta é uma hora decisiva para o futuro”, frisando, por isso, que é “imprescindível que o povo açoriano se erga a 14 de outubro e dê provas da vitalidade da democracia e da autonomia”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados