Açoriano Oriental
Portugal só precisou de dois jogos para selar apuramento
A selecção portuguesa de futebol precisou apenas de dois jogos para garantir um lugar nos quartos-de-final do Euro2008 e mostrar potencial para discutir com os melhores a vitória na 13ª edição do campeonato da Europa.
 Portugal só precisou de dois jogos para selar apuramento

Autor: Pedro Belo da Fonseca e Sérgio d’Almeida Soares, Lusa / AO Online
Um triunfo sobre a Turquia (2-0, sábado), selado por Pepe e Raul Meireles, e outro face à República Checa (3-1, quarta-feira), com golos de Deco, Cristiano Ronaldo e Ricardo Quaresma, garantiram o apuramento em dois jogos, como no Euro de 2000 e no Mundial de 2006.

    Pela quinta vez, em cinco presenças na fase final (1984, 1996, 2000, 2004 e 2008), Portugal ultrapassou a fase de grupos, tendo agora uma semana para preparar os “quartos”, com um jogo de “preparação” com a já eliminada Suíça pelo meio (domingo).

    A formação das “quinas” começou empolgante, face aos turcos, exibindo um colectivo muito sólido e solidário, e, mesmo com maiores dificuldades, também por mérito do adversário, voltou a exibir-se a grande nível face aos checos, sobretudo na segunda parte.

    Se o colectivo voltou a ser a maior força da equipa lusa, num jogo que voltou a ser sentenciado por um jogador vindo do banco (Quaresma depois de Meireles), Deco, Pepe e Cristiano Ronaldo foram, desta vez, os jogadores em maior destaque.

    Portugal começou bem, adiantando-se, sem justificar, logo aos oito minutos, por Deco, mas os checos não demoraram a responder e empataram aos 17, num cabeceamento de Sionko, como seria de esperar num lance de bola parada, no caso um pontapé de canto.

    Até ao intervalo, a selecção lusa não esteve muito bem, mas, depois, entrou “mandona” para a segunda parte e voltou ao comando do marcador aos 63 minutos, com o muito aguardado primeiro golo de Cristiano Ronaldo, após assistência do “Mágico”.

    Com a entrada do “gigante” Jan Koller e a aposta no futebol aéreo, os checos ainda ameaçaram o empate, mas Portugal soube sofrer e, já nos descontos, mais um passe brilhante de Deco isolou Ronaldo, que ofereceu o golo ao suplente Ricardo Quaresma.

    Os comandados de Luiz Felipe Scolari não ficaram desde logo qualificados, já que, para selarem o apuramento à segunda jornada, precisavam que a Suíça não batesse a Turquia: os anfitriões até chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, mas perderam por 2-1.

    Desta forma, Portugal assegurou mesmo o apuramento para os quartos-de-final, num dia em que ficou a saber-se, poucos instantes após o sucesso face aos checos, que o seleccionador Luiz Felipe Scolari vai abandonar a selecção nacional após o Euro2008, rumo ao Chelsea, o vice-campeão inglês e europeu.

    Chegado no final de 2002 com o estatuto de campeão do Mundo, o técnico brasileiro estreou-se a 12 de Fevereiro de 2003, com um desaire em Itália (1-2), e levou Portugal à sua primeira final, no Euro2004, tendo, depois, conduzido a equipa das “quinas” ao quarto lugar no Mundial Alemanha2006.

    Apesar das dificuldades, e de um murro ao sérvio Dragutinovic como mancha, Scolari logrou conduzir a formação lusa à fase final do Euro2008, sendo que Portugal é, para já, a primeira equipa qualificada para os quartos-de-final da prova.

    Será, assim, com um técnico de saída que a selecção portuguesa vai enfrentar os últimos jogos no Europeu, que podem ser dois, três ou quarto, neste último caso se a formação das “quinas” chegar à final, marcada para 29 de Junho, em Viena.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados