Portugal produz leite quase 10% abaixo da quota

Portugal produz leite quase 10% abaixo da quota

 

Lusa/AO Online   Economia   11 de Dez de 2012, 10:09

A produção de leite em Portugal deverá ficar, em 2011-2012, 9,7% abaixo da quota, segundo um relatório divulgado em Bruxelas sobre as condições de preparação do setor para o fim das quotas, em 2015.

Dos 27 Estados-membros, apenas seis – Áustria, Chipre, Irlanda, Luxemburgo, Holanda e Alemanha – estão a produzir leite ligeiramente acima da quota que lhes é permitida.

O relatório conclui que a eliminação progressiva (‘phasing out’) das quotas leiteiras está a correr bem, considerando que “na grande maioria dos Estados-membros, as quotas já não são relevantes para a limitação da produção e o preço da quota (pago por agricultores que querem ultrapassar o limite) é zero ou perto de zero”.

A União Europeia produziu, em 2011-2012, 4,7 por cento abaixo da quota, num total de cerca de 143 milhões de toneladas de leite, estando prevista uma quota total de quase 155 milhões.

O comissário europeu para a Agricultura, Dacian Ciolos, manifestou-se satisfeito com o ponto de situação do Mercado e anunciou que o próximo relatório, a publicar em meados de 2014, “dedicará particular atenção às regiões desfavorecidas, apresentando potenciais incentivos a acordos de produção conjunta”.



Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.