Açoriano Oriental
Portos nos Açores fechados à navegação
Os portos das ilhas do grupo ocidental e central dos Açores, que estão hoje sob aviso vermelho e amarelo devido à previsão de forte agitação marítima e ventos fortes, vão estar encerrados a toda a navegação a partir das 13:00.

Autor: Lusa/AO Online

“Analisadas as previsões meteorológicas, os portos de São Roque do Pico, Madalena do Pico e Lajes do Pico, assim como Velas, Calheta (ilha de São Jorge), Laje das Flores e Santa Cruz das Flores e o Porto da Casa na ilha do Corvo vão estar fechados a toda a navegação a partir das 13:00”, disse à Lusa o capitão do Porto da Horta, Vieira Branco.

De acordo com Vieira Branco, a medida prevê que nenhuma embarcação possa sair para o mar, podendo entrar apenas as embarcações em estado de urgência.

O responsável adiantou ainda que, ao longo da tarde, a medida será avaliada tendo em conta a evolução do estado do tempo e a necessidade de se manter a interdição à navegação naqueles portos.

Segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira, devido a previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 km/h e rajadas de 120 a 155 km/h.

Viera Branco garantiu que as comunidades piscatórias, responsáveis das marinas e restante população estão avisados para as previsões, adiantando não existir “nenhuma embarcação de pesca no mar”, além de terem sido “retiradas todas as embarcações nas estradas junto ao mar” que aí estavam para arranjar ou mudar de local.

“Houve também um reforço das patrulhas da polícia marítima e foram tomadas todas as medidas de precaução, mas o povo açoriano está atento e é cauteloso”, afiançou o responsável.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados