Açoriano Oriental
Organizações de socorro dos Açores acionam dispositivos de segurança
As organizações de socorro dos Açores acionaram dispositivos de alerta na sequência da previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 quilómetros/hora, anunciada para hoje no arquipélago, disse à Lusa fonte da Proteção Civil e Bombeiros local.
Organizações de socorro dos Açores acionam dispositivos de segurança

Autor: Lusa/AO Online

“A operação está preparada. Os avisos que o IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera] nos enviou já foram emitidos no nosso serviço. Os bombeiros da região fizeram o reforço de pessoal, todas as autoridades de socorro estão preparadas. Agora é esperar, não há mais nada que possamos fazer”, disse a fonte da Proteção Civil.

Os grupos central e ocidental dos Açores estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido a previsão de ventos fortes, com rajadas que podem atingir os 155 km/hora, de acordo com o IPMA.

O aviso vermelho, que significa a existência de uma situação meteorológica de risco extremo, vai estar em vigor entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de sexta-feira para o vento e entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira para a agitação marítima.

A mesma fonte da Proteção Civil dos Açores admitiu a possibilidade de as escolas não abrirem hoje devido ao mau tempo, mas referiu que ainda não existe qualquer local interditado.

“O melhor sítio para a população ficar é dentro das suas casas. Se todos respeitaram as ordens das autoridades não haverá problemas de maior”, sublinhou a mesma fonte.

Segundo o IPMA, as ilhas dos grupos ocidental (Flores e Corvo) e central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Corvo) vão estar sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, hoje e sexta-feira devido à previsão de ventos fortes de entre 75 e 95 quilómetros/hora de intensidade média, com rajadas entre 120 e 155 quilómetros/hora.

O IPMA colocou ainda aqueles dois grupos de ilhas sob aviso vermelho devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas do quadrante oeste que deverão atingir 10 a 12 metros de altura, podendo algumas chegar aos 20 a 25 metros de altura máxima.

Os grupos central e ocidental vão estar também sob aviso amarelo por causa da chuva até às 18:00 de hoje.

O IPMA colocou também o grupo oriental (ilhas de São Miguel e Santa Maria) sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, devido à previsão de vento forte, e sob aviso amarelo por causa de vento e agitação marítima, já que as ondas deverão chegar aos 6 a 7,5 metros de altura até às 18:00 de sexta-feira.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados