Ophelia já está classificada como furacão

Ophelia já está classificada como furacão

 

Ana Carvalho Melo   Regional   11 de Out de 2017, 23:21

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera revelou esta quarta-feira à noite que o ciclone tropical Ophelia subiu de categoria sendo agora classificado como furacão de categoria 1.

Em comunicado o IPMA revela que às 21h00 desta quarta-feira, o ciclone tropical Ophelia tinha subido de categoria na escala de Saffir-Simpson sendo agora classificado como furacão de categoria 1.

"Às 21h00, o centro do furacão Ophelia localizava-se a 1220 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio estimado de 120 km/h e rajadas da ordem dos 150 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para E a 06 km/h podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas. Prevê-se que a partir de amanhã (5a feira), se desloque para nordeste e que às 18 h se encontre a aproximadamente 1100 km a SW do arquipélago", escreve o comunicado da meteorologia.

Assim para sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical.

Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10 %, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone.

Relativamente às ilhas do Grupo Oriental a probabilidade do ciclone influenciar o estado do tempo, a partir de Sábado (14 de Outubro), em S. Miguel varia entre 20 a 30 % e em Santa Maria varia de 40 a 50 %.




Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
 
Termos e Condições de Uso.